Uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da América Latina, o Mercado Livre anunciou que aumentará o seu investimento no Brasil em 70% neste ano. O aumento equivale a R$ 17 bilhões e representa uma estratégia de crescimento e consolidação dos negócios no país, conforme informou a empresa em comunicado divulgado na terça-feira (22).
A maior parte desse investimento será aplicada no Mercado Pago, fintech do grupo que oferece serviços de pagamento, recarga de celular e transferências. Esse setor, inclusive, já responde por mais ou menos 1/3 do faturamento do Mercado Livre no Brasil.
O grupo também deve aplicar uma parte considerável dos novos investimentos na ampliação da sua capacidade de logística. Quatro novos centros de distribuição serão criados no estado de São Paulo, expandindo a capacidade de distribuição de produtos em todo o país.
O Mercado Livre vem contrariando a tendência de outros players do setor, que vêem com desconfiança a situação econômica no Brasil e na América Latina. A gigante do e-commerce vem expandindo sua atuação por aqui, focando cada vez mais nos serviços financeiros. Em 2021, o investimento na filial brasileira foi equivalente ao mesmo valor gasto nos quatro anos anteriores.
No mês passado, a empresa anunciou um investimento também robusto no México, de 1,47 bilhão de dólares. Esse valor também será aplicado em expansão de capacidade logística. O país foi responsável pelo maior lucro líquido do Mercado Livre na região no quarto trimestre.
Essa ampliação de investimentos se reflete na ampliação dos postos de trabalho. Em 2021, o grupo fez mais de 16 mil contratações em todo o continente, sendo 7 mil delas no Brasil. Em 2022 o movimento deve se repetir. Em fevereiro, a filial brasileira anunciou a abertura de mais de 750 vagas, principalmente na área de tecnologia.
O Mercado Livre foi fundado na Argentina em 1999, tendo começado a atuar no Brasil nesse mesmo ano. O grupo se expandiu nas décadas seguintes e diversificou os seus negócios, embora o comércio eletrônico continue sendo o seu forte.
O Mercado Pago, por exemplo, foi criado em 2003, para ser usado nos pagamentos dentro da plataforma. Hoje em dia, ele oferece serviços financeiros fora da plataforma e até maquininha de cartão.