Youtuber é preso por esquemas com jogos de azar e lavagem de dinheiro

YouTuber de quase 4 milhões de seguidores é preso por esquemas com jogos de azar e lavagem de dinheiro. A prisão aconteceu pela operação Huracán.

Na manhã da última segunda-feira (21), a Polícia Civil do Distrito Federal, realizou a prisão do youtuber e empresário Kleber Rodrigues de Moraes pela atuação em associação criminosa interestadual. O grupo praticava jogos de azar e lavagem de dinheiro. 

O youtuber acumula quase 4 milhões de seguidores, sendo 1,5 milhão em sua página pessoal do Instagram, 1,3 milhão na página da empresa EstiloDub e 1,27 milhão no canal da empresa no YouTube. 

A operação Huracán, da DRF/Corpatri, a Divisão de Repressão a Roubos e Furtos, da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais, foi responsável ainda por outras três prisões. Os mandados tanto de prisão, quanto de busca e apreensão foram cumpridos em Águas Claras, Guará e Samambaia.

Investigação

De acordo com as investigações, o grupo atuava desde 2021 com a realização de sorteios de veículos através de rifas. O grupo então lavava o dinheiro por meio de empresas de fachadas. “O dinheiro das rifas ilegais era lavado em empresas de fachada e depois utilizado na aquisição de veículos e propriedades de alto luxo. O ajuste criminoso era estável e capitaneado por ‘influenciadores digitais’, que arrastavam milhares de seguidores com o falso discurso de legalidade das rifas de veículos”, conta Fernando Cocito, diretor da DRF.

Segundo a polícia, o grupo chegou a movimentar com o esquema, cerca de R$ 20 milhões em menos de dois anos. Ainda de acordo com as autoridades, não existia autorização para a realização das rifas, e não existia o recolhimento de impostos.

Operação apreende pertences de Kleber de Moraes

Durante a operação foram apreendidos na casa do youtuber acusado, o celular e documentos relacionados ao esquema. As investigações ainda revelam que Klebim, como é conhecido na internet, era o responsável por liderar o grupo.

A operação apreendeu também uma Ferrari 458 Spider e um Lamborghini, cada um dos veículos é avaliado em R$ 3 milhões. Mãe e esposa do youtuber estavam presentes no momento da prisão.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.