Banco Semear oferece empréstimos para as classes C e D. A instituição financeira quer atender a parcela da população que possui menos acesso aos serviços de crédito.
No Brasil, cerca de 34,5 milhões de pessoas ainda não possuem nenhum tipo de acesso a serviços financeiros, nem mesmo os mais básicos, como conta corrente ou cartão de crédito. O número é da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada em 2020 pelo IBGE e equivale a 16,7% da população nacional, além de revelar a realidade de que quanto menor a renda, mais difícil o acesso aos serviços.
Oportunidade de empréstimos para classes C e D
Diante da perceptível necessidade de acesso aos serviços bancários que as classes C e D possuem e que por muito tempo lhes foram negadas, o banco Semear enxergou a oportunidade de oferecer crédito para esses consumidores.
Presente em 21 estados, o banco Semear possui mais de 2 milhões de clientes e é especializado em crédito para varejo de eletromóveis. O grande desafio e objetivo do banco mineiro é atender as classes mais baixas ofertando crédito e fornecendo soluções financeiras viáveis, com parcelas possíveis para o público, sem juros exorbitantes.
A instituição financeira conta com a parceria de varejistas regionais, além da estratégia de regionalização em que compreender as necessidades específicas de cada população.
Diferença na contratação de crédito no Brasil
No ano de 2021, o Serasa divulgou um levantamento que aponta as diferenças nas contratações de crédito pelo Brasil, analisando as camadas sociais. De acordo com a pesquisa, 44% das instituições financeiras negavam os serviços como empréstimos e financiamentos para perfis de renda inferior a cinco salários mínimos.
Outro dado do levantamento revela que 28% dos cidadãos que solicitam o empréstimo não recebem resposta do banco, reforçando a ideia de que a parcela mais pobre da população é invisível para a maior parte das instituições financeiras.
De acordo com o CEO do Banco Semear, Roberto Azevedo, a instituição tem o objetivo de construir relações financeiras mais humanas e transparentes com os clientes, oferecendo condições dignas de acesso ao crédito que possibilite a inclusão de todos.