O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta os seus beneficiários sobre a ocorrência de um novo golpe executado pelo WhatsApp. Criminosos têm entrado em contato com os segurados pelo aplicativo se passando pela assistente virtual Helô. O objetivo é obter informações pessoais sensíveis, como dados bancários.
O golpe é muito bem executado. Além de usarem uma ilustração da “robô” do INSS no perfil e o nome de contato “Central de Atendimento”, os criminosos fornecem números de protocolo e conversam com as vítimas como se fossem a assistente virtual.
O órgão orienta que os segurados que receberem mensagens semelhantes não devem fornecer qualquer informação requisitada pelos golpistas. O mais indicado, na verdade, é apagar a conversa e bloquear o contato, sem enviar qualquer resposta. Além do risco de prejuízos financeiros pelo uso das informações pessoais, há o risco de ter o aparelho infectado por links perigosos.
Também é possível denunciar a ocorrência do golpe pela Ouvidoria do INSS, na internet ou pelo telefone 135. Caso os criminosos consigam obter alguma informação sensível ou mesmo causem danos financeiros, é recomendado registrar um boletim de ocorrência e comunicar o banco por onde os valores tenham sido movimentados.
O INSS esclarece que não entra em contato por WhatsApp e que a comunicação com a assistente Helô só pode ser realizada dentro da plataforma Meu INSS. A plataforma e o telefone 135 são os canais preferenciais para contato com o órgão.
Eventualmente, o INSS pode transmitir informações por e-mail, SMS ou correspondências enviadas para o endereço dos segurados. Justamente por isso, é importante manter esses contatos atualizados.
O contato por SMS se dá sempre pelo número 280-41, mas as mensagens nunca contêm links e o INSS não pede que os segurados forneçam informações por esse meio.
A assistente virtual Helô começou a operar em 2020 e já realizou mais de 37 milhões de atendimentos. O recurso permite soluções mais rápidas e com menos custos.
Novidades no INSS
Os beneficiários devem ficar atentos às novidades no INSS. A principal delas é a antecipação, pelo terceiro ano seguido, do 13º salário. O benefício extra será pago junto com as parcelas de abril/maio (começam a partir de 25 de abril) e maio/junho (começam a partir de 25 de maio). Saiba mais.