CNH Social está com 10 mil vagas no Espírito Santo

As inscrições para a edição de 2022 do CNH Social no Espírito Santo foram abertas na terça-feira (22). Foram disponibilizadas 10 mil vagas, a maior quantidade em um único ano até aqui. O programa permite que pessoas de baixa renda tirem a primeira habilitação, adicionem ou mudem de categoria de forma gratuita.

O anúncio da nova edição foi feito na segunda-feira (21), em evento com a presença do governador Renato Casagrande. O gestor destacou a importância do CNH Social, relançado em 2019, no início do seu segundo mandato.

“Queremos um estado com oportunidades para todas as pessoas. Em quatro anos de gestão, teremos 30 mil pessoas com a CNH. Eu ando por esse estado todo e encontro pessoas que conseguiram emprego após serem contempladas com o programa CNH Social.” disse Casagrande.

Quem pode participar

Para participar do CNH Social 2022 no Espírito Santo é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar per capita de até 2 salários mínimos (R$ 2.424)
  • Estar inscrito no CadÚnico do governo federal, com cadastro atualizado até 12 de fevereiro
  • Ter mais de 18 anos
  • Ser residente do Espírito Santo
  • Não estar judicialmente impedido de tirar a CNH

Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, que precisarão comprovar a condição através de atestado médico.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas entre 22 de março e 1º de abril, pelo site do Detran-ES. Depois de clicar no banner do programa ou no item “CNH Social” à esquerda, na página inicial, o candidato será direcionado a uma página onde deverá fornecer informações como NIS (Número de Inscrição Social), CPF e e-mail.

Em seguida, deverá aceitar o termo de responsabilidade e a declaração de que concorda em cobrir as despesas com deslocamento e clicar em “Continuar”. Na etapa seguinte, deverá informar em qual categoria deseja participar.

O CNH Social permite a retirada da primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), adição das categorias A e B ou mudança para as categorias D (ônibus) e E (caminhão).

Matrícula

Os primeiros selecionados no CNH Social 2022 serão divulgados no dia 4 de abril. Eles serão divididos em três grupos, com prazos diferentes para fazer a matrícula em Centros de Formação de Condutores.

Os primeiros 4 mil selecionados poderão fazer a matrícula entre 12h de 4 abril e 23h59 de 18 de abril. Os 3 mil selecionados seguintes entre 12h de 6 de junho e 23h59 de 20 de junho e os últimos 3 mil selecionados entre 12h de 22 de agosto e 23h59 de 5 de setembro.

Haverá uma chamada para vagas remanescentes em 27 de outubro, a partir das 12h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.