Perícia do INSS: saiba como consultar resultado

Atendimento médico do INSS permite consulta virtual. Nos últimos dias, muito tem se falado sobre as perícias da previdência social. Depois do retorno as atividades presenciais na agência, a população busca forma de otimizar o acompanhamento de suas avaliações. Abaixo, saiba como consultar seus resultados pela internet.

Perícia do INSS: saiba como consultar resultado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Perícia do INSS: saiba como consultar resultado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A perícia médica do INSS funciona como uma porta de entrada para os benefícios por invalidez ou incapacidade motivada por doenças. Somente por meio de sua realização é que o cidadão consegue ter direito aos salários socias da previdência.

Para fazer a perícia é preciso primeiro realizar um agendamento virtual no Meu INSS. Ao se conectar na plataforma, basta seguir as etapas abaixo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique em “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;
  • Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
  • Siga as orientações que aparecem na tela;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Passo a passo para consultar o resultado da perícia

  • Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS;
  • Informe o seu CPF e siga as orientações, caso não possua o cadastro, será preciso realizá-lo;
  • Busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”;
  • Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não.

Quais benefícios exigem uma perícia médica?

  • Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença): no auxílio será determinado pela perícia se o segurado, está incapacitado de trabalhar por um determinado tempo.
  • Aposentadoria por Incapacidade Permanente: também conhecida como aposentadoria por invalidez, está só é concedida caso o profissional da perícia entenda que a incapacidade para o trabalho seja permanente;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência: neste caso, a perícia comprova a condição de deficiência (de natureza física, mental, intelectual ou sensorial), bem como o grau desta.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas):este benefício não exige contribuições previdenciárias, todavia, em casos de pessoas com deficiência, será preciso comprovar tal condição na perícia médica.

Para mais informações sobre o INSS, acesse nossa página previdenciária exclusiva.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.