Como ganhar milhas com o cartão de crédito? Vale a pena?

Fidelizar os clientes é algo imprescindível no mundo dos negócios. Atualmente os desafios para conseguir este feito são muito maiores que antigamente. Um dos melhores exemplos desta prática são os programas de pontuação dos cartões de crédito. Eles oferecem boas vantagens como a troca de pontos por milhas. 

Dar este tipo de premiação para os consumidores que utilizam o cartão da empresa faz a diferença em meio a uma infinidade de opções no mercado. Ao colocar o cliente como foco em uma cesta de vantagens para o fidelizar, foi o que fez o setor amadurecer.

De acordo com a Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), entre os três primeiros trimestres de 2020 e 2021, os pontos acumulados aumentaram 29%. Os pontos resgatados, por sua vez, cresceram 51%.

Os consumidores são beneficiados com isso, porém, é preciso ficar por dentro dos detalhes dos programas de fidelidade. Saiba detalhes.

Programas de pontos dos cartões de crédito

Estes programas são recompensas dadas aos consumidores a cada compra efetuada. Os pontos premiam a fidelidade do usuário com créditos que podem se tornar produtos, serviços, milhas e até mesmo cashback na fatura.

Os programas de pontos e de milhagem são a mesma coisa?

Não. Milhagens são uma politica de recompensas que somente podem ser dadas por companhias aéreas, ainda que pontos de cartão de crédito possam ser resgatados em milhas. Esta é uma das opções mais oferecidas e pode ser muito vantajosa, uma vez que os clientes podem somar benefícios.

O professor e autor do livro “O mapa para acumular 1 milhão de milhas”, Rodrigo Goes, diz que em grande parte dos casos, em vez de adquirir passagens aéreas com pontos no cartão, é mais vantajoso transformá-los em milhas e só então se preparar para viajar, especialmente em períodos promocionais. 

Ainda segundo ele, além de adquirir passagens, a milhagem pode ser convertida em melhoria de categoria, assentos com mais espaço, mais malas para despachar, entre outras vantagens.

Troca de pontos 

Os consumidores encontram diversas opções de resgate de pontos: roupas, eletrodomésticos, calçados, apps de mobilidade urbana, streamings de filmes e séries, sites de hospedagem, milhas em companhias aéreas entre outros . Geralmente, os sites que informam a pontuação do cliente também informam as lojas parceiras e direcionam para elas.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.