Taxa de desemprego recua em janeiro; resultado é o menor para o período desde 2016

Novo balanço do governo federal apresenta indicativos positivos sobre o desemprego. Na última semana, foram liberados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). De acordo com o levantamento, a taxa de demissões ficou em 11,2%, sendo a menor registrada desde 2016. Entenda.

Taxa de desemprego recua em janeiro; resultado é o menor para o período desde 2016 (Imagem: FDR)
Taxa de desemprego recua em janeiro; resultado é o menor para o período desde 2016 (Imagem: FDR)

Aos olhos do ministério da economia, o desemprego no Brasil tem sido um problema em constante superação. Após modificar a metodologia que determina a apuração da PANAD, o governo informou que a empregabilidade vem se recuperando no país.

Dados do PANAD

Segundo o levantamento, a taxa atual de desemprego é de 11,2%, contabilizada a partir do primeiro trimestre deste ano. Na última rodada, encerrada em janeiro de 2021, a taxa era de 14,5%.

Já a população desocupada é equivalente a 12 milhões de pessoas. O número está 6,6% abaixo do trimestre passado (menos 858 mil pessoas) e 18,3% abaixo do trimestre encerrado em janeiro de 2021 (menos 2,7 milhões de pessoas).

No que diz respeito a população ocupada, ela é de 95,4 milhões, altas de 1,6% em relação a outubro (mais 1,5 milhão de pessoas) e de 9,4% ante janeiro de 2021 (mais 8,2 milhões).

Por fim, o nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população com idade para trabalhar, ficou estimado em 55,3%. O resultado é 0,7 ponto percentual acima do registrado no trimestre anterior (54,6%) e 4,3 pontos percentuais acima que no mesmo período de 2021 (51,1%).

Seguro desemprego

Para quem acabou de ser demitido, é possível solicitar o seguro desemprego pela internet. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o aplicativo ou portal da Carteira de Trabalho e clique na opção “Requerer o Seguro-desemprego”.
  • Feito isso, selecione a opção “Solicitar Seguro-desemprego” e informe o número do Requerimento. Esse número está disponível no alto do formulário entregue pelo empregador depois da demissão sem justa causa.
  • O número do Requerimento é composto por dez números. Após digitá-lo, clique em “localizar”, analise com atenção as informações, leia as regras de habilitação do benefício, depois concorde com os termos e clique em “Concluir”.
  • Você irá fazer a confirmação da solicitação do benefício. Aparecerá a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados do benefício. O que permitirá que você saiba a quantidade e o valor das parcelas a serem recebidas.
  • Logo, o sistema já apresentará as respectivas previsões de datas de pagamento para saque nos canais de pagamento.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.