75% dos brasileiros que fazem compras online pagam combustíveis via aplicativos

De acordo com pesquisa realizada pelo PayPal, 75% dos brasileiros que fazem compras online pagaram por combustíveis via aplicativo.

No ano de 2021, a maioria dos brasileiros que costumam fazer compras online preferiram pagar por combustíveis para seus veículos por meio de aplicativos, cerca de 75%. 

A pesquisa do PayPal ainda revela que 9 em cada 10 deles pretendem levar o hábito para depois da pandemia. Para os consumidores, o pagamento via aplicativo proporciona maior controle dos gastos, um cuidado importante diante da disparada dos preços, além do medo de contágio pela Covid.

Consumo Online no Brasil

A pesquisa realizada na reta final de 2021, foi feita pela Edelman sob encomenda do PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos, em sua vertical de combustíveis, ouviu 1.000 compradores online, todos entre 18 e 55 anos, com entrevistados de todas as regiões do Brasil.

Os consumidores deixaram ao menos duas compras nas categorias de gastos diários no período de 30 dias que antecedeu a entrevista. O resultado apresentou que os consumidores se agradam pela experiência de compras cotidianas de maneira online, considerando mais prática. Para 83,7% dos respondentes, o pagamento de combustíveis por aplicativo já é um hábito rotineiro.

As carteiras digitais oferecem para os consumidores maior garantia de segurança contra fraudes. Os descontos e recompensas fornecidos pelos aplicativos são pontos que atraem os consumidores para o método de pagamento. 

Cerca de 86%  dos consumidores que realizam os pagamentos online são atraídos pelas recompensas de cashback e descontos.

Pandemia e a maior adesão do pagamento online

A pesquisa apresenta que 75% dos entrevistados afirmam terem aumentado o uso de aplicativos para compras e pagamentos de combustíveis em meio a pandemia. 

Em março de 2020, período que antecede a crise sanitária, o resultado apresentado foi diferente, com cerca de 50,4% dos brasileiros utilizando aplicativos para pagamentos nos postos de abastecimento.

A pesquisa destaca que o método de pagamento deve permanecer como hábito dos entrevistados que devem incluir ainda mais pagamentos de produtos e serviços para além dos combustíveis.

Os dados completos da pesquisa “Consumo Online no Brasil” foram divulgados em novembro de 2021. 

Hannah AragãoHannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.