9 em cada 10 consumidores já tiveram crédito negado; confira as causas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista, 91% dos consumidores do país já passaram pela situação de ter crédito negado pelo menos uma vez na vida. O levantamento que contou com a participação de 3 mil pessoas, mostrou que o principal motivo da recusa apontado pelos consumidores foi o baixo ocorre de crédito, razão citada por 43% dos entrevistados.

O segundo motivo mais citado foram as restrições no nome, apontado por 42% dos entrevistados, seguido de não ter como comprovar renda (11%), não possuir carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%). “

Todas essas causas, de fato, podem dificultar a tomada de crédito por parte do consumidor, já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas”, explicou a Agência Brasil, o economista da Boa Vista Flávio Calife.

Também foi apontado pela pesquisa que a compreensão a respeito do Cadastro Positivo pelos consumidores, subiu para 94%, ante 78% registrados em 2021. O Cadastro Positivo é um banco de informações com registro do histórico de pagamentos em dia dos consumidores.

“Uma diminuição da taxa de juros médio e a inclusão de consumidores no mercado de crédito são impactos positivos para a economia do país, e só podem ser alcançados por meio da disponibilização de informações cada vez mais precisas para a concessão de crédito”, finalizou Calife.

Como consultar o Cadastro Positivo

A consulta é bem fácil, bastando que o consumidor acesse o site oficial do serviço. Depois, é preciso inserir dados de login como CPF e senha.

Após inserir estes dados, o consumidor já será direcionado aos seus dados referentes ao Cadastro Positivo.

As consultas também podem ser realizadas dentro dos órgãos de proteção ao crédito. Para isso, acesse as plataformas oficiais e insira as informações do login.  Para começar  o processo de verificação, é só procurar o campo do Cadastro Positivo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.