FGTS: saque de até R$ 1.000 é liberado pelo Governo; vale a pena resgatar agora?

Novo saque pelo FGTS é aprovado no ministério da economia. A partir do dia 20 de abril, os cidadãos com contas nos fundos de garantia terão direito a retirar até R$ 1 mil. A previsão é de que mais de 50 milhões de pessoas sejam beneficiadas. Abaixo, saiba o quão é benéfico aderir ao pagamento.

Diante do atual período de crise econômica, o governo federal decidiu injetar bilhões no território nacional, através de uma nova liberação pelo FGTS. A proposta foi confirmada nessa quinta-feira (17) e passará a vigorar no mês de abril.

Quem pode fazer o saque extra do FGTS?

Pelo regulamento da medida, qualquer cidadão com contas ativas e inativas, que tenham saldo, pode aderir ao saque. Para esse grupo, a solicitação será feita através do app do FGTS e a quantia deve ser repassada para o Caixa Tem.

Quando é benefício sacar esse valor?

O pagamento pode ser positivo para aqueles que estão em inadimplência. No caso de dívidas, vale apena aderir a proposta para evitar futuros gastos com taxas de juros e multas. Porém, se sua contabilidade está em dia, é melhor deixar o valor retido para uma emergência adiante.

“Se o recurso for utilizado para situações de emergência, como a quitação de algum tipo de dívida que esteja prejudicando a saúde financeira, pode ser bastante útil. Mas,fora esta situação, [o FGTS] é um recurso destinado a um momento futuro, caso a pessoa fique sem emprego”, explicou Eliane Tanabe Deliberali, planejadora financeira pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), em entrevista ao UOL.

De modo geral, para gastos supérfluos como viagens, compras, etc, não vale apena aderir ao FGTS.

Calendário do Saque Extraordinário do FGTS

  • Nascidos em janeiro – 20 de abril
  • Nascidos em fevereiro – 30 de abril
  • Nascidos em março – 4 de maio
  • Nascidos em abril – 11 de maio
  • Nascidos em maio – 14 de maio
  • Nascidos em junho – 18 de maio
  • Nascidos em julho – 21 de maio
  • Nascidos em agosto – 25 de maio
  • Nascidos em setembro – 28 de maio
  • Nascidos em outubro – 1º de junho
  • Nascidos em novembro – 8 de junho
  • Nascidos em dezembro – 15 de junho

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.