PIS/PASEP: revisão inclui mais 1,6 milhão de pessoas a receberem abono salarial

O calendário do PIS/PASEP 2022 está em vigor desde o dia 8 de fevereiro contemplando milhares de trabalhadores brasileiros. Agora, após uma revisão por parte do Ministério do Trabalho e Previdência, mais 1,6 milhão de trabalhadores foram considerados habilitados para receberem o abono salarial. 

PIS/PASEP: revisão inclui 1,6 milhão de pessoas a receberem abono salarial
PIS/PASEP: revisão inclui 1,6 milhão de pessoas a receberem abono salarial. (Imagem: FDR)

Este resultado foi obtido através de um novo processamento de dados armazenados no Dataprev após inconsistências no sistema na época em que o PIS/PASEP começou a ser liberado no início do ano. Segundo informações da pasta, os trabalhadores que ainda não receberam o abono salarial podem conferir se estão ou não habilitados através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal GOV.br. 

A partir do dia 29 de março a nova rodada do PIS/PASEP será liberada para os trabalhadores habilitados que deveriam ter recebido os valores originalmente em fevereiro. Aqueles que, de acordo com o cronograma, deveriam ser beneficiados pelo abono salarial em março, recebem o benefício no dia 31 deste mês. 

Vale lembrar que, o abono salarial permaneceu suspenso por algum tempo devido à viabilização do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem), mas há pouco mais de um mês voltou a liberar benefícios de até R$ 1.212 para milhares de brasileiros. 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que apesar da denominação ter sido unificada e padronizada com o passar do tempo, o PIS/PASEP é composto por benefícios distintos. Entenda mais sobre cada um deles a seguir!

PIS/Pasep 2022: Consultar Datas, Valor e Pagamentos do Abono Salarial

PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é direcionado aos funcionários da iniciativa privada que trabalham com carteira assinada. Embora o gerenciamento geral seja feito pelo Governo Federal, os pagamentos são viabilizados pela Caixa Econômica Federal. O PIS foi criado através da Lei Complementar (LC) nº 7/1970, com o propósito de incluir o empregado do setor privado no desenvolvimento da empresa.

PASEP

Enquanto isso, o PASEP é direcionado aos servidores públicos e militares. A diferença é que os pagamentos são feitos pelo Banco do Brasil. O programa foi instituído pela LC nº 8/1970, possibilitando que a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal possam contribuir com o fundo destinado aos funcionários do setor público.

Direito ao PIS/PASEP

O PIS/PASEP requer que os trabalhadores cumpram alguns requisitos. Os critérios de elegibilidade são os mesmos, ou seja:

Valor do PIS/PASEP

O valor do PIS/PASEP é definido com base no reajuste salarial feito pelo Governo Federal anualmente. Neste caso, o salário mínimo foi fixado como o teto do abono salarial, em outras palavras, a quantia máxima que os trabalhadores vinculados a ambos os programas podem receber. O valor é cumulativo de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base. Veja:

Calendário do PIS/PASEP 2022

PIS

Pasep

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile