Novo RG já pode ser solicitado. Nas últimas semanas, o governo federal informou que está digitalizando as carteiras de identidade. A população agora terá acesso ao documento por aplicativo, sendo necessário requerer uma nova via. Entenda os detalhes, abaixo.
O novo RG já está disponível para solicitação. Os cidadãos precisam entrar em contato com o órgão emissor de seu estado para requerer a versão digital. Quem está com o modelo em papel, ainda tem validade por mais 10 anos e não é obrigado a fazer a transição nesse momento.
Quem deve fazer o RG digital?
A obrigatoriedade só é determinada para quem vai dar entrada no documento agora. Ou seja, se você não tem o RG ou vai solicitar uma nova via, já receberá o modelo virtual. Porém, os demais, com o papel em mãos, podem permanecer utilizando.
Como fazer o novo documento?
A nova solicitação precisa ser feita na Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Em Pernambuco, por exemplo, a população pode recorrer ao Expresso Cidadão para dar entrada no pedido.
Basta apresentar o número do CPF ou a certidão de nascimento. O serviço já está disponível e seu prazo de validade varia de acordo com cada região.
Passo a passo para ter o novo RG
De acordo com o governo, as etapas de solicitação do novo RG acontecem da seguinte forma:
- Passo 1: recolher as impressões digitais dos brasileiros que serão inseridos na BDCN (Base de Dados de Identificação Civil Nacional).
- Passo 2: Após cadastramento biométrico o cidadão deverá baixar o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade), para realizar um pré-cadastro (app ainda não disponível).
- Passo 3: Após o pré-cadastro a operação será finalizada em um ponto de atendimento físico ou virtual das secretarias de Segurança Pública.
Principais informações do novo RG
- Número usado para o registro do novo documento será o do CPF;
- A autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive ‘offline’, sendo assim, apenas o CPF será considerado;
- O RG não substitui o passaporte;
- O novo documento poderá ser considerado apenas em viagens internacionais a países do Mercosul, a mudança é para facilitar a verificação da validade do documento;
- A população também terá acesso à carteira de identidade digital pelo Gov.br;
- Quando for emitida uma carteira de identidade em uma unidade da federação diferente daquela onde foi feita a primeira, ela passa a ser considerada segunda via;
- O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes;
- Além disso, o cidadão poderá optar por incluir informações de saúde em seu documento no momento da emissão como o grupo sanguíneo, se é doador de órgãos e informações sobre casos particulares de saúde, que possam contribuir para salvar a vida do cidadão.