O que as mulheres priorizam na hora de comprar um carro? Confira estudo

Desempenho, modelo, economia ou segurança? Estudo da WebMotors aponta o que as mulheres priorizam na hora de comprar um carro. 

Entre os dias 11 e 15 de fevereiro, a WebMotors, um dos principais portais de negócios e soluções automotivas, realizou pesquisa sobre o comportamento de compra e troca de veículos pelo público feminino. 

“O estudo foi rodado entre os dias 11 e 15 de fevereiro e a participação de milhares de mulheres em um curto espaço de tempo revela o protagonismo e crescimento feminino em um setor que ainda possui uma predominância masculina”, analisa Cris Rother, CMO e Consumer Products da Webmotors. 

Rother fala ainda sobre o protagonismo das mulheres e o interesse de compra. “Aquele comportamento de compra em que o homem era responsável pela busca e pelo fechamento do negócio, ainda que o veículo fosse de propriedade da mulher, está mudando. Eu mesma pesquisei e escolhi o meu carro, da categoria SUV, mas meu marido e filha participaram do test-drive, uma vez que é o nosso carro de viagens”, enfatiza Cris.

O estudo foi feito com mais de duas mil mulheres em todo o país, sendo elas proprietárias ou futuras proprietárias de veículos. 

Preferência delas

Segundo dados do levantamento, os modelos hatch, representam a maioria das intenções de compra. Para quem pretende trocar de carro, a preferência da vez é por SUVs.

Entre as entrevistadas, 58% possuem carro. Os principais modelos são os hatchs e sedãs que correspondem a 54% do total. Para o próximo veículo, 39% das mulheres responderam que devem optar por um modelo SUV. Os modelos mais citados entre elas foram k Honda Foto, HB20, Ônix e KA.

As entrevistadas que ainda irão adquirir um veículo correspondem a 42%, e apenas 21% delas pretendem comprar uma SUV. 

Quando o assunto é o que mais chama a atenção delas na hora da escolha de um carro, três itens se destacaram, sendo eles: direção hidráulica/elétrica, trio elétrico e câmbio automático. 

Desempenho e economia saem disparados com 74% de destaque entre o que elas priorizam na hora de escolher um veículo. Conforto é uma das prioridades para 56%, enquanto segurança aparece com 48%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.