Redução do IPI: carros usados ficarão mais baratos?

Uma das indústrias mais importantes no Brasil e no mundo é a automotiva. Ela responde por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) e gera inúmeros empregos diretos e indiretos. Recentemente, o governo federal ressalvou reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 18,5% para os carros. Mas como este desconto pode se refletir nos carros usados?

Os carros usados se tornaram um grande foco para consumidores que desejavam comprar um carro. Os motivos que levaram a este movimento são diversos, como falta de peças que causaram redução na produção, dólar em alta, poder de compra reduzido, entre outros.

Agora com a redução do IPI, é esperado que os carros novos fiquem um pouco mais baratos e o mercado volte a se aquecer. Porém, para quem já possui um carro, como a redução do IPI pode afetá-los?

Em 2008, por conta da crise financeira global, o mercado de carros novos estava passando por um momento de baixa e os de usados em alta. Alguns meses depois, no fim daquele mesmo ano, o governo decidiu zerar o IPI de carros 1.0 e reduzir em 50% o imposto de carros com motores até 2.0. Ao contrário da decisão tomada recentemente,  essa medida teria uma duração limitada, seguindo até março de 2009,  porém depois foi prorrogada e vigorou durante um bom tempo.

Esta decisão foi ótima para o mercado de veículos novos, que conseguiu de uma certa forma, retomar as vendas. No entanto, o mercado de usados sentiu o peso da decisão. 

Mas atualmente, isto pode se repetir? É possível que o cenário não se repita, uma vez que a redução no IPI foi bem mais baixa que a aplicada em 2008 e os fabricantes não estão obrigados a repassar o desconto aos compradores. 

Existem vendedores que já estão dizendo que este desconto pode ajudar a frear os preços, uma vez que a inflação vem corrigindo os valores dos veículos quase que todos os meses.

Outro ponto importantíssimo que deve ser avaliado é que os preços de carros novos seguem muito altos para grande parte dos brasileiros. Nem mesmo com o desconto aplicado é esperado que o interesse de compra cresça. Com ou sem este desconto, os carros novos seguem sendo um sonho para muitos.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.