Está sem dinheiro? Revisão do FGTS pode ser uma boa alternativa; entenda

Brasileiros podem recorrer a revisão do FGTS para aumentarem suas rendas. Nas últimas semanas, o Banco Central divulgou uma plataforma para consultar dinheiro esquecido. Quem não detectou nenhum valor, no entanto, ainda pode solicitar um reajuste a partir das contas ativas e inativas do fundo de garantia. Entenda.

Está sem dinheiro? Revisão do FGTS pode ser uma boa alternativa; entenda (Imagem: FDR)
Está sem dinheiro? Revisão do FGTS pode ser uma boa alternativa; entenda (Imagem: FDR)

A revisão do FGTS nada mais é do que uma nova análise nas contas ativas e inativas daqueles cidadãos que trabalham com carteira assinada desde 1999. Ela objetiva aumentar o valor a ser recebido pelos titulares, porém é preciso ficar atento as regras de concessão.

A cidadão pode receber até R$ 10 mil, desde que a correção seja feita pela Taxa Referencial (TR), que atualmente é utilizada como índice de correção monetária do FGTS.

Como solicitar a revisão do FGTS?

O pedido de revisão deve ser feito através de um processo legal. Isso significa dizer que o cidadão deve acionar os Juizados Especiais Federais. O pagamento, por meio dessa via jurídica, é de até 60 salários mínimos (R$ 72 mil).

Nesse processo, será necessário reunir uma série de documentos que comprovem os informes de rendimento do FGTS. Além disso, os dados de identificação pessoal também deverão ser apresentados.

Passo a passo para conferir o saldo do FGTS

  • Baixe o aplicativo do FGTS, nas lojas de aplicativos de seu celular. Em seguida clique em instalar e abra o aplicativo.
  • Depois você vai selecionar a opção “Cadastre-se”.
  • Preencha todos os dados solicitados (CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, e-mail e cadastre a sua senha de acesso.
  • A sua senha deverá ser numérica com seis dígitos. No caso de quem já usava o aplicativo, é só repetir o mesmo número de senha que já possui.
  • Em seguida será enviado para você um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você.
  • Acesse-o e clique no link que foi enviado para você.
  • Depois do cadastramento, abra o app e informe o número do seu “CPF” e “Senha” cadastrada.

Para mais informações sobre a revisão do FGTS e demais informes do projeto, acesse nossa página exclusiva do fundo de garantia.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.