EUA suspendem importação de petróleo da Rússia; descubra como fica o preço da gasolina

Valor da gasolina deve ser impactado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Nessa terça-feira (08), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou que estava suspendendo as importações de petróleo para a Rússia. Com isso, espera-se que o preço dos combustíveis passe por uma nova elevação. Entenda.

EUA suspendem importação de petróleo da Rússia; descubra como fica o preço da gasolina (Imagem: FDR)
EUA suspendem importação de petróleo da Rússia; descubra como fica o preço da gasolina (Imagem: FDR)

O conflito entre países europeus deverá afetar o bolso da população no que diz respeito ao valor da gasolina. O Estados Unidos acaba de anunciar que suspenderá a importação de petróleo para a Rússia. Desse modo, espera-se que seus países aliados passem a adotar medidas similares.

“Os Estados Unidos produzem muito mais petróleo domesticamente do que todos os países europeus juntos. Na verdade, somos também exportadores, então podemos assumir essa medida, outros não podem. Estamos trabalhando também com parceiros europeus para reduzir a dependência da energia russa”, afirmou Biden.

Impactos no valor da gasolina

Com a afirmação de Biden, analistas econômicos e políticos acreditam que o valor da gasolina passará por novos reajustes. A decisão do presidente deverá ser acompanhada por outros líderes internacionais, mas ainda não há uma previsão exata quanto ao encarecimento dos combustíveis.

“Estamos implementando o pacote de sanções mais significativo da história e que está causando danos significativos na economia russa. O rublo [moeda oficial russa] caiu 50% em relação ao início da guerra, o rublo agora vale menos do que 1 centavo de dólar. Cortamos vários bancos russos do sistema financeiro internacional, o que dificulta que eles façam transações com o restante do mundo”, ressaltou Biden.

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta a economia do Brasil?

Durante seu discurso, o presidente enfatizou ainda demais medidas econômicas que serão adotadas a partir do confronto com Putin.

“Desde que Putin entrou na Ucrânia, o preço da gasolina subiu 75 centavos de dólar. E vou fazer de tudo para evitar que suba ainda mais. Estamos liberando 60 milhões de barris de petróleo. A metade, 30 milhões, vai vir da reserva estratégica dos Estados Unidos e estamos tomando outras medidas para que o fornecimento de energia global continue”, disse Biden.

“Quando fizermos isso, ninguém vai ficar preocupado com o preço da gasolina no futuro. Isso vai significar que um país não poderá usar os preços da gasolina contra outro país como arma”.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile