Mulheres trocam a bolsa do dia a dia pela Bolsa de Valores

A mulher moderna administra suas finanças e seus investimentos e os faz muito bem, conforme os números abaixo comprovam. Os principais motivos desta evolução são autonomia, independência e segurança.

Conclusões de que mulheres gastam muito ou no caso das que tem companheiros terceirizam 100% das questões relacionadas ao dinheiro aos seus parceiros (os dois lados são importantes para decisões e divisão de responsabilidades), estão no passado.

Você mulher, entende a importância de evoluir financeiramente?

Você companheiro, entende a importância de evoluir junto com sua parceira?

Devido ao avanço da educação financeira entre as mulheres, elas estão cada dia mais conversando sobre dinheiro, planejando suas finanças e investindo. Vejo isso de perto, afinal 70% da minha carteira de cientes de finanças pessoais e investimentos, são mulheres. Destaco a disciplina e organização feminina.

Acompanhando o crescimento ano a ano da renda, cargos de liderança e liberdade das mulheres, os números das mulheres nas finanças e nos investimentos começam a se destacar:

Número de mulheres investindo na bolsa passa de 1,2 milhão

Apenas em 2021, houve um crescimento de 30% no número de mulheres na bolsa de valores, conforme dados da B3. Para termos noção deste crescimento, em 2018 o número de mulheres na bolsa era de 179 mil investidoras.

O perfil das investidoras está cada vez mais jovem: entre 26 e 35 anos, sinal de conscientização desde cedo e provável visão para o futuro, pois a procura por ativos de longo prazo como ações e fundos imobiliários está elevada em comparação com ativos de renda fixa, que ainda são maioria entre as investidoras, mas entenderam que a diversificação é necessária.

Para as mulheres com perfil mais arrojado, deixo este alerta para que não pulem etapas, caso contrário acabarão vendendo seus ativos de renda variável:

 

Estão buscando mais informação

Não é por acaso o aumento expressivo do número de investidoras mesmo durante a pandemia. A educação financeira / investimentos avançou muito nos últimos anos com as redes sociais e Fintechs, com as informações mais descomplicadas, as mulheres se sentiram mais seguras para ingressarem na bolsa.

Conforme o levantamento do estudo “Panorama de Consumo e Investimento da Mulher Brasileira”, 61% das mulheres disseram que buscam conhecimento sobre investimentos na internet, principalmente por Instagram e Youtube.

A minoria recorre a assessor de investimento e gerente de banco. Um alívio, afinal estes profissionais estão focados em gerar lucro para estas instituições e não para o cliente. Diferente de um consultor financeiro que não tem vínculo com nenhuma instituição financeira.

Mulheres Brasileiras estão muito confiantes para investir

A forma que gera mais confiança nos investimentos: Estudar e investir com pouco no início (só a teoria não adianta, é preciso iniciar). Começar com pouco, entender no dia a dia como funciona o mercado financeiro e se conhecer, afinal cada um tem um perfil de investidor. Esqueça o perfil de investidor que você preenche ao abrir conta em uma corretora, o seu perfil de verdade você só vai descobrir na prática. Como as brasileiras estão cada vez mais investindo na bolsa, a confiança veio:

As brasileiras estão em segundo lugar em um estudo da Coleman Parkes Research que mede a confiança das investidoras, estando atras apenas das indianas. 46% das brasileiras entrevistadas se sentem confiantes em aplicar uma parte de seu patrimônio x somente 28% das mulheres do mundo.

Mulheres têm melhores retornos nos investimentos

Apesar de um estudo da Warwick Business Scholl, do Reino Unido, que acompanhou 2,8 mil pessoas e seus hábitos de investimento durante 3 anos, apontar que as investidoras terem uma rentabilidade 1,8% maior do que homens, criar uma disputa mulher x homens, não é positiva. Vamos comemorar este número juntos, é uma evolução positiva para a sociedade como um todo. As mulheres e os homens que estão atualmente se educando financeiramente, irão multiplicar o bom conhecimento para as pessoas próximas independente do gênero.

Parabéns, mulheres por esta data especial para vocês e foco em continuar melhorando estes números.

Você conhece mulheres que já começaram nos investimentos e precisam melhorar?

Conhece Mulheres que precisam se conectar aos investimentos?

Compartilhe este conteúdo com as mulheres que são importantes para você…

Um forte abraço e bons investimentos!

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Cleiton Vicente
Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças com especializações em Investimentos, Psicologia Econômica e Planejamento Financeiro. Founder da "Finanças.Vc" e atua como Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.