Entre hoje, 7, até o próximo dia 31 de março, as pessoas físicas que possuem dívidas com instituições financeiras poderão participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. O mutirão foi organizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) juntamente com Banco Central do Brasil, Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil.
Os brasileiros que estiverem com dívidas poderão conhecer e pagar os débitos atrasados e ainda contar com um conteúdo exclusivo de educação financeira.
“Durante a pandemia, os bancos foram proativos e renegociaram voluntariamente mais de R$ 19 milhões de contratos de empréstimos bancários, repactuando R$ 1,1 trilhão de saldos devedores e suspendendo R$ 150 bilhões em prestações, o que trouxe alívio financeiro imediato para milhares de clientes. O mutirão nacional é uma ação conjunta que não apenas contribui para o reequilíbrio orçamentário das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira”, disse o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Moura, deu destaque ao conteúdo de educação financeira que será oferecido.
“A preparação para a negociação é um ótimo momento para o consumidor analisar a sua situação financeira. É fundamental o consumidor conhecer suas dívidas, avaliar se sua participação no mutirão é apropriada e também identificar qual o valor mensal máximo que pode pagar no acordo. Nossa expectativa é que o mutirão gere acordos efetivos para o cidadão, reduzindo o risco de reincidência do problema”.
Como participar?
Foi criada uma página especial para este mutirão com a finalidade de direcionar os usuários por caminhos de educação financeira ate o envio da proposta de negociação da dívida na plataforma de mediação de conflitos ConsumidorGovBr, concebida pela Senacon e que possui a adesão de cerca de 160 instituições financeiras.
Para participar é fácil:
- Fica a critério do consumidor a negociação com a instituição credora dentro da plataforma ConsumidorGovBr, ou através dos canais digitais de negociação dos bancos
- Dentro da plataforma, o usuário terá acesso a um modelo de reclamação para que possa se basear e escrever seu pedido
- É dado um prazo de 10 dias para que o banco analise o pedido e apresente uma proposta