Futebol: confira quais são os times que faturaram mais com a base nos últimos anos

No futebol, a base é para muitos times uma fonte de lucro em que os clubes faturam com a venda dos talentos cultivados dentro da própria equipe.

Entre os times que mais faturaram nos últimos anos com a venda de jogadores da base, o Flamengo é o clube de fora da Europa que mais lucrou. O rubro-negro possui uma forte cultura de base, tendo revelado importantes nomes do futebol mundial.

Clubes que mais faturam com a base 

Na relação de clubes que mais tem faturado desde 2015 com a venda de jogadores da base, as equipes europeias ocupam o pódio. O levantamento foi feito pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos, confira quem mais lucrou:

1º: Benfica – 379 milhões de euros

2º: Real Madrid – 330 milhões de euros 

3º: Monaco – 285 milhões de euros

O Flamengo além de ser o primeiro brasileiro da lista, é também o primeiro clube fora da Europa a aparecer na relação, apesar de liderar fora do eixo europeu, no contexto geral a equipe ocupa a 15° posição, com um faturamento de 147 milhões de euros. Outros brasileiros ocupam posições mais distantes na lista, confira:

28º: Santos – 113 milhões de euros

29º: Grêmio – 112 milhões de euros 

30º: Fluminense – 109 milhões de euros

O Santos que historicamente possui uma forte cultura de base, recentemente criou a Lei Dracena para impedir que seus talentos sejam vendidos antes do tempo.

Base de ouro

Além dos grandes jogadores que atuam na equipe profissional do Flamengo vindos por meio de compra, o clube também lança seus próprios talentos para o futebol. Entre os nomes recentes revelados pelo clube e que hoje brilham em times europeus estão Lucas Paquetá e Vinícius Júnior.

O time rubro-negro faturou desde 2015 com venda de jogadores da base 147 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 850 milhões. A saída de Vinícius Júnior do clube em 2018, quando vendido para o Real Madrid, foi feita por 45 milhões de euros. Em 2019, Paquetá foi vendido para o Milan por 35 milhões de euros.

Outras grandes vendas do Flamengo foram Reinier, vendido ao Real Madrid por 30 milhões de euros e Jorge, vendido ao Monaco por 8,5 milhões de euros.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.