ProUni 2022: como funciona a lista de espera?

Não foi aprovado na chamada regular do ProUni 2022? Então, a lista de espera pode ser interessante para você que deseja continuar concorrendo as bolsas de estudos do programa.

ProUni 2022: como funciona a lista de espera?
ProUni 2022: como funciona a lista de espera? (Imagem: FDR)

Assim como os demais programas de ingresso no ensino superior geridos pelo Ministério da Educação (MEC), no Programa Universidade Para Todos é possível participar da lista de espera.

Através dela você continua concorrendo as bolsas de estudos mesmo após as chamadas regulares ou o início do semestre letivo.

Como funciona a lista de espera do pro Prouni 2022?

Após as duas chamadas regulares do programa que são feitas pelo próprio sistema, o MEC oferece a opção de inscrição na lista de espera.

Ela funciona da seguinte forma: os aprovados nas duas chamadas regulares precisam fazer a confirmação de informações por meio da entrega de documentos dentro do prazo.

Caso isso não aconteça, as vagas ficam “sobrando” e são destinadas aos inscritos na lista de espera.

As convocações dos contemplados com bolsa após as duas chamadas regulares são feitas pelas próprias instituições de ensino; por isso a necessidade de acompanhar as publicações feitas por elas.

Vale lembrar que apenas quem manifesta interesse em participar da lista segue concorrendo as bolsas de estudos.

Segundo o MEC, apenas quem atende a uma das seguintes condições pode participar:

• Exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção: no caso dos candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares; ou pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma em sua primeira opção de curso;

• Exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção: no caso dos candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares por falta de formação de turma na primeira opção de curso; não pré-selecionados nas chamadas regulares, por falta de bolsas disponíveis na primeira opção de curso; ou pré-selecionados na primeira opção de curso, mas que não conseguiram se matricular por falta de formação de turma.

Ou seja, apenas quem se inscreveu em fevereiro e não foi selecionado pode participar; o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera vai de 4 a 5 de abril.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.