FGTS: prazo para revisão do benefício está aberto; saiba como realizar

Segurados do FGTS já podem solicitar as revisões de seus benefícios. Nessa semana, o Banco Central abriu seu sistema de consultas para que a população possa conferir se têm quantias retidas. Além disso, quem estiver vinculado ao fundo de garantia desde 1999 pode entrar com um pedido de reajuste. Saiba como realiza-lo.

FGTS: prazo para revisão do benefício está aberto; saiba como realizar (Imagem: FDR)
FGTS: prazo para revisão do benefício está aberto; saiba como realizar (Imagem: FDR)

A revisão do FGTS nada mais é do que um novo cálculo aplicado ao saldo do fundo de garantia que tem como finalidade aumentar os valores recebidos por quem está no programa antes de 1999. Esse grupo tem direito a um acréscimo com base na correção monetária ao longo dos últimos anos.

Até quando posso solicitar a revisão do FGTS?

O procedimento deve ser feito diretamente na justiça. Isso implica dizer que o prazo até o pagamento depende do julgamento do STF. No entanto, a votação acontece ainda neste ano, mas não apresenta uma data pré-determinada.

Como solicitar a revisão do FGTS?

Para dar entrada no pedido de revisão é preciso entrar com um processo por meio dos Juizados Especiais Federais até o limite de 60 salários mínimos, cerca de R$72 mil. O procedimento, apesar de exigir um acompanhamento legal, é simples e não querer a presença de um advogado.

Basta reunir a documentação de identificação pessoal e sinalizar o interesse do reajuste. Depois, deve aguardar o andamento do processo pelo Juizado Especial Federal da sua região. Quando validado, você será notificado para se certificar dos valores a serem recebidos.

Consulta de saldo pelo FGTS

Se você deseja conferir o atual sado retido nas suas contas ativas e inativas do seu fundo de garantia, basta seguir as etapas abaixo:

  • Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo.
  • Selecione a opção “Cadastre-se”
  • Preencha todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastre uma senha de acesso
  • A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o Aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.
  • Depois de incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”.
  • Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
  • Após o cadastramento, abra o APP e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada.
  • Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.
  • Após responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em concordar.
  • Pronto, agora você já pode usar o APP FGTS e desfrutar de todas as novidades

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.