Imposto de Renda 2022: Receita libera hoje (3) serviços para grupo de usuários; confira

Apesar de o período oficial de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 começar apenas na próxima segunda-feira, 7, a partir de hoje, os contribuintes já conseguem ter acesso a todos os serviços relacionados a este imposto, conforme oferecido pela Receita Federal.

Imposto de Renda 2022: Receita libera hoje (3) serviços para grupo de usuários; confira
Imposto de Renda 2022: Receita libera hoje (3) serviços para grupo de usuários; confira. (Imagem: FDR)

Contudo, o acesso é exclusivo para os cidadãos que possuem conta no nível prata ou ouro no portal Gov.br, tendo em vista que demandam autenticações minuciosas.

O prazo para os contribuintes enviarem a declaração do Imposto de Renda começa no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril. A expectativa para a Receita Federal é que neste período, cerca de 34,1 milhões de declarações sejam enviadas.

Mas por hora, quem precisar realizar qualquer consulta referente ao tributo antes do prazo mencionado, deve acessar o portal do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), hospedado no site da Receita Federal.

É importante saber que, a partir de agora, todos os serviços referentes ao Imposto de Renda que até então se encontravam no e-CAC e que exigiam um certificado digital ou que possuíam restrições de acesso, agora estarão disponíveis somente para os usuários conta contas nível prata ou ouro junto ao portal Gov.br.

Isso porque, as contas no nível bronze oferecem apenas serviços básicos de consulta no âmbito do Governo Federal. As contas nível prata e ouro são limitadas apenas a alguns usuários que precisam fazer consultas mais precisas e que envolvem dados de extremo sigilo.

Por esta razão os meios para acesso são específicos, a fim de comprovar que o acesso realmente está sendo feito pelo titular. Ao todo, o portal oferece mais de 50 serviços, como:

  • Acesso a cópias de declaração;
  • Recibo de entrega de declaração;
  • Multa do Imposto de Renda;
  • Visualização de cotas a pagar;
  • Emissão de Darf;

Algumas outras funcionalidades referentes à declaração do Imposto de Renda 2022 também serão liberadas para os cidadãos que possuem conta no nível prata ou ouro no Gov.br. Contudo, as liberações ocorrerão em datas distintas, baseadas no calendário de envio da declaração neste ano.

Desta forma, do dia 7 de março em diante, data na qual o Programa Gerador da Declaração (PGD), bem como os aplicativos para dispositivos móveis serão disponibilizados, haverá a possibilidade de importar os dados do carnê-leão de apuração mensal do imposto.

O contribuinte também conseguirá salvar e recuperar a declaração online, além de consultar a situação do documento referente ao período atual. Por fim, a partir do dia 15 de março a Receita Federal irá liberar o uso da declaração do Imposto de Renda pré-preenchida. Veja a seguir o cronograma referente ao tributo em 2022:

  • 3 de março – habilitação dos serviços do Imposto de Renda pela conta Gov.br;
  • 7 de março – disponibilização dos programas PGD e APP, bem como o início e envio da declaração do IR;
  • 15 de março – disponibilização da declaração pré-preenchida;
  • 29 de abril – último dia para envio da declaração.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.