CNH Social: última semana de inscrições para população do Acre; participe

Termina no próximo domingo, 6 de março, o prazo para se inscrever no programa CNH Social no Acre. Até agora, de acordo com o Detran-AC, 26 mil pessoas já se inscreveram para ter direito ao procedimento gratuito de retirada de nova habilitação, mudança ou inclusão de nova categoria.

Devido à imensa procura, o site do Detran chegou a apresentar instabilidade em alguns momentos, o que gerou preocupação naqueles que tentam fazer a inscrição. São 2.001 vagas disponíveis no CNH Social, reservadas para pessoas de baixa renda. Desse total, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência.

Para ter direito a uma vaga no programa, é preciso atender aos seguintes critérios:

  • Ser maior de 18 anos
  • Estar cadastrado no CadÚnico, como titular ou dependente, há pelo menos 6 meses
  • Morar no Acre
  • No caso da CNH Estudantil, é necessário ter entre 18 e 25 anos e ter cursado todo o ensino médio em escola pública no Acre
  • Quem desejar adicionar categoria não pode ter cometido infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média nos últimos 12 meses

Como o Detran não está fazendo uma análise de presença no CadÚnico no momento da inscrição, mesmo aqueles que não estão cadastrados nesse banco de dados podem se inscrever. Mas é preciso ter em mente que a participação no CadÚnico é um dos critérios de seleção.

As inscrições devem ser feita pelo site do Detran-AC, clicando em “Inscrição”. Fornecer informações incorretas implicará desclassificação automática.

CNH Social Acre

O programa é uma iniciativa do Detran-AC com o governo estadual, que farão investimentos da ordem de R$ 3 milhões. O objetivo é ajudar na formação de profissionais do transporte através do fornecimento gratuito de aulas teóricas e práticas e até três testes em centros de formação de condutores.

As 2.001 vagas do CNH Social Acre serão divididas em três modalidades: CNH Estudantil, CNH Rural e CNH Urbana. São 667 vagas para cada modalidade.

A retirada de primeira habilitação ou mudança de categoria contemplarão apenas as categorias A e B. Já a adição de categoria valerá apenas para adicionar a categoria D.

O resultado será divulgado no site do Detran-AC, em data ainda não revelada. Os aprovados terão 10 dias para fazer a matrícula e mais 10 dias para tirar a RENACH. Após esse prazo, as vagas sobrantes serão preenchidas por meio de uma nova chamada.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.