CNH Social: última semana de inscrições para população do Acre; participe

Termina no próximo domingo, 6 de março, o prazo para se inscrever no programa CNH Social no Acre. Até agora, de acordo com o Detran-AC, 26 mil pessoas já se inscreveram para ter direito ao procedimento gratuito de retirada de nova habilitação, mudança ou inclusão de nova categoria.

Devido à imensa procura, o site do Detran chegou a apresentar instabilidade em alguns momentos, o que gerou preocupação naqueles que tentam fazer a inscrição. São 2.001 vagas disponíveis no CNH Social, reservadas para pessoas de baixa renda. Desse total, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência.

Para ter direito a uma vaga no programa, é preciso atender aos seguintes critérios:

  • Ser maior de 18 anos
  • Estar cadastrado no CadÚnico, como titular ou dependente, há pelo menos 6 meses
  • Morar no Acre
  • No caso da CNH Estudantil, é necessário ter entre 18 e 25 anos e ter cursado todo o ensino médio em escola pública no Acre
  • Quem desejar adicionar categoria não pode ter cometido infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média nos últimos 12 meses

Como o Detran não está fazendo uma análise de presença no CadÚnico no momento da inscrição, mesmo aqueles que não estão cadastrados nesse banco de dados podem se inscrever. Mas é preciso ter em mente que a participação no CadÚnico é um dos critérios de seleção.

As inscrições devem ser feita pelo site do Detran-AC, clicando em “Inscrição”. Fornecer informações incorretas implicará desclassificação automática.

CNH Social Acre

O programa é uma iniciativa do Detran-AC com o governo estadual, que farão investimentos da ordem de R$ 3 milhões. O objetivo é ajudar na formação de profissionais do transporte através do fornecimento gratuito de aulas teóricas e práticas e até três testes em centros de formação de condutores.

As 2.001 vagas do CNH Social Acre serão divididas em três modalidades: CNH Estudantil, CNH Rural e CNH Urbana. São 667 vagas para cada modalidade.

A retirada de primeira habilitação ou mudança de categoria contemplarão apenas as categorias A e B. Já a adição de categoria valerá apenas para adicionar a categoria D.

O resultado será divulgado no site do Detran-AC, em data ainda não revelada. Os aprovados terão 10 dias para fazer a matrícula e mais 10 dias para tirar a RENACH. Após esse prazo, as vagas sobrantes serão preenchidas por meio de uma nova chamada.

Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.