Após 4 dias fechada, confira como foi o desempenho da bolsa de valores ontem (2)

No primeiro pregão de março, a bolsa de valores brasileira, a B3, registrou alta. Nesta quarta-feira (2), o Ibovespa, principal índice da B3, elevou 1,80%, a 115.173 pontos. O índice variou entre a mínima de 113.143 pontos, e máxima de 115.428 pontos.

Após 4 dias fechada, confira como foi o desempenho da bolsa de valores ontem (2)
Após 4 dias fechada, confira como foi o desempenho da bolsa de valores ontem (2) (Imagem: Montagem/FDR)

Nesta quarta, o volume financeiro foi de R$ 27,7 bilhões, apesar do pregão mais curto. Das 92 ações do Ibovespa, 47 tiveram alta. No acumulado anual. O índice registra valorização de 9,87%.

Diante das tensões causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia, o minério de ferro e petróleo tiveram forte elevação. O minério de ferrou subiu mais de 2% nesta quarta. Já o petróleo elevou mais de 9% no dia.

Ao Money Times, o analista de investimentos, Rob Correa, explica que o universo das commodities consiste na oferta (produtores) e demanda (consumidores). Como dois países que oferecem commodities estão em guerra, não há o atendimento da demanda dos consumidores.

Diante disso, os consumidores têm a necessidade de procurar outros fornecedores. Sempre que há muita procura por algum bem, ocorre o aumento de preço. O analista destaca que o mundo está vivenciando este cenário.

A XP Investimentos, em relatórios, permanece com preço-alvo de 123 mil pontos para o Ibovespa no fechamento deste ano. Segundo analistas, diante da conversa de aumentos de juros e valores mais altos de commodities, o índice deve continuar a ser favorecido.

A casa destaca que os setores financeiros e de commodities representam 80% dos lucros do Ibovespa neste ano. Atualmente, os segmentos possuem peso de 62% dentro do índice.

No próximo ano, a XP observa que a contribuição dos lucros das commodities contraem 40% — passando a representar somente um terço dos lucros do Ibovespa. O texto foi assinado pelo estrategista-chefe e head de research, Fernando Ferreira, da estrategista Jennie Li e pela analista Rebecca Nossig.

Maiores altas e baixas da bolsa de valores nesta quarta (2)

Maiores altas do Ibovespa:

  1. 3R Petroleum (RRRP3): variação de +12,93%
  2. PetroRio (PRIO3): variação de +9,02%
  3. CSN (CSNA3): variação de +8,09%
  4. Vale (VALE3): variação de +7,99%
  5. Bradespar (BRAP4): variação de +6,54%

Maiores baixas do Ibovespa:

  1. Ambev (ABEV3): variação de -4,47%
  2. Natura (NTCO3): variação de -4,02%
  3. Cielo (CIEL3): variação de -3,89%
  4. Ultrapar (UPGA3): variação de -3,38%
  5. Multiplan (MULT3): variação de -3,17%

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.