Grande banco realiza seu primeiro ’empréstimo verde’ em estado brasileiro; saiba mais

A empresa Brametal recebeu um empréstimo no valor de R$2 milhões, realizado pelo banco Santander Brasil para a construção de um ETE ( Estação de tratamento de afluentes) em Linhares, no Espírito Santo. 

Esse projeto deve beneficiar 5,4 mil habitantes. Esta é a primeira operação de crédito verde concedida no estado pelo banco. 

Ao ser concluída a obra, em meados de 2022, a ETE será doada ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do município.

Essa estação terá capacidade para tratar 10 litros por segundo e atenderá ao interesse público de uma parcela de moradores de Linhares, especialmente os que vivem na região do Rio Quartel, que ainda não dispõe desse tipo de acesso sanitário.

“As companhias estão olhando com bastante atenção para os princípios ESG. Neste caso, além da questão ambiental, destaca-se o impacto social, à medida que a construção dessa ETE pode representar uma melhora significativa na saúde da população”, disse Carolina Learth, responsável pela área de Sustentabilidade no Santander Brasil.

“O SAAE buscava parceiros na iniciativa privada que pudessem, de forma eficiente e econômica, contribuir ativamente para o desenvolvimento social e apoiar projetos de preservação ambiental, algo totalmente alinhado com nossa estratégia na região capixaba”, ressaltou Marcos Bercht, diretor industrial da Brametal.

Ações sustentáveis

No ano passado, o Santander destinou mais de R$ 51 bilhões em negócios sustentáveis, isso incluí operações de energia renovável, agricultura de baixo carbono e emissão de títulos verdes.

De acordo com pesquisa realizada pela Greener, consultoria especializada no setor fotovoltaico, o banco aparece na segunda colocação entre os mais citados para financiamento de projetos solares fotovoltaicos.

Em primeiro lugar, está o BV (43%), seguido do Santander (36%), Sicredi (24%), Solfácil (23%), Banco do Brasil (22%), Sicoob (20%), Bradesco (10%), BNB (7%) e as demais instituições (14%). 

Santander 

Grupo Santander é um grupo bancário global, liderado pelo Banco Santander, S.A., o quarto maior banco da Zona Euro em 2021. A sua origem se deu em Santander, Cantábria, Espanha. Foi avaliado em 8,756 milhões de dólares.

O Banco Santander foi criado em 1857, operando inicialmente apenas na província de Santander em Espanha, em que hoje é Cantábria, porém depois estendeu-se para todo o país ao comprar diversos bancos.

O Banco Hispano Americano, por sua vez, foi fundado em 1900 com dinheiro de cubanos repatriados (visto a Guerra Hispano-Americana de 1898), motivo ao qual deve o seu nome. O Banco Central Hispano surgiu em 1919 da fusão de oito pequenos bancos. Posteriormente continuou a comprar outros bancos até que se tornou o principal banco privado da Espanha, nos anos de 1980.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.