BBB 2022: quanto vale uma ‘estaleca’, moeda oficial do reality show?

Diariamente, as cotações das principais moedas são acompanhadas a cada mudança. No Brasil, o valor da estaleca, moeda fictícia utilizada dentro do Big Brother, tem preocupado os moradores da casa mais vigiada do país. Mas afinal, quanto vale uma estaleca no BBB 2022?

A moeda do BBB é chamada de estaleca e é com ela que os participantes do reality show podem realizar compras dentro da casa, seja para fazer o supermercado da semana, ou para algumas outras atividades dentro do jogo.

Durante o programa, semanalmente os brothers se surpreendem com os novos preços dos itens do mercado, o que por vezes acaba gerando uma confusão na mente dos participantes que não conseguem planejar muito bem a compra dos grupos, divididos entre “Xepa”, os que possuem menos dinheiro e um mercado com opções mais simples, e “Vip”, grupo em que os participantes ganham mais estalecas e possuem um mercado com mais opções.

Agora imagine a Xepa que já tem menos dinheiro, ainda correr risco dos participantes tomarem estalecadas e perderem dinheiro por conta de punições causadas por atitudes como, esquecer de usar o microfone, quebrar objetos da casa, entre outras? Pois é, tudo isso faz parte da dinâmica do jogo.

Em comparação com o real, qual o valor de uma estaleca do BBB 2022?

Para fazer a cotação da estaleca em relação ao real, é preciso analisar um período específico, já que semanalmente a coisa muda lá na casa.

Na compra feita pelos brothers no último dia 22 de janeiro, no mercado do BBB, a bandeja de bife contra filé de 500 gramas estava custando Z$ 30.

Desse modo, levando em consideração o preço médio do quilo da mesma carne de R$ 56, é possível concluir então que naquele período, 30 estalecas, se pudessem ser convertidas para o real, valeriam cerca de 28 reais.

Sendo assim, Z$ 1, no dia 22 de janeiro, ainda na primeira semana de programa, valia o equivalente a R$ 1,07, valor bastante próximo ao real. M

as quem é telespectador sabe que a moeda é bastante volátil e a cada semana os produtos vão ficando mais caros. Tudo pelo entretenimento e para passar um pouquinho da experiência de realidade no miniuniverso do BBB.

 

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.