Influenciadores de investimentos possuem mais de 74 milhões de seguidores; conheça os principais

Pontos-chave
  • Cerca de 266 influenciadores de investimentos acumulam mais de 74 milhões de seguidores;
  • Para chegar essa conclusão foram analisados cerca de 160 mil postagens;
  • Os influencers estão em todas as plataformas como Twitter, instagram, facebook e youtube.

A Bolsa de valores e o mundo das aplicações viraram populares e já engajaram 74 milhões de seguidores que acompanham 266 influenciadores digitais que trazem informações sobre os investimentos no YouTube, Twitter, Instagram e Facebook. 

O estudo que foi feito pela Anbima (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais) divulgou que entidades que representam bancos, corretoras, gestoras de recursos e outras instituições financeiras. 

Esse mapeamento contou com apoio do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados) que determinou que os donos de 591 perfis em diferentes redes sociais que conversam com uma multidão maior que aquela que segue os grandes veículos de imprensa nas mesmas redes sociais.

No levantamento realizado foram analisadas mais de 160 mil postagens sem considerar os stories, feito de 26 de setembro de 2020 a 5 de fevereiro de 2021.

Depois do conteúdo divulgado e as informações publicadas nos perfis dos influenciadores, o material foi dividido em 11 diferentes categorias,como produtores de conteúdo, traders e casas de análise.

Além disso, a base de seguidores também foi classificada, de acordo com quatro tamanhos: pequenos, médios, grandes e gigantes. 

Veja abaixo os destaques entre os influenciadores: 

Popularidade Twitter: Nath Finanças com 441 mil seguidores 

Popularidade Instagram: Carol Dias, com 5,9 milhões de seguidores 

Popularidade Youtube: Me Poupe! com 5,7 milhões de seguidores 

Popularidade Facebook: Empiricus, com 1,1 milhão de seguidores 

Atratividade Twitter: Nath Finanças com 2 mil interações 

Atratividade Instagram: Nathalia Arcuri com 10,8 mil interações 

Atratividade Youtube: Me Poupe! com 70,5 mil interações 

Atratividade Facebook: Economista Sincero, com 1,2 mil interações

Nichos

De acordo com Anbima, é diversas vezes um influenciador que aparenta ter grande que tem grande impacto nas mídias, na verdade, está conversando com um público restrito, muitas vezes de nicho e essa audiência não consome outros conteúdos da rede relacionados aos investimentos.

Isso mostra que existem canais que podem ficar restritos a uma ‘bolha’ e com influência limitada, já que estão falando para um público que consome apenas aquele conteúdo e não impacta o restante da rede. Marcelo Billi, da Anbima Segundo o executivo da Anbima, um canal que em um momento estava falando para um público restrito no momento seguinte pode estar no centro de uma discussão com vários outros personagens da rede.