Tensões na Rússia: países europeus avaliam sanções; isto pode afetar o Brasil?

Conflito entre EUA e Rússia deve afetar a economia do Brasil. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro foi até Moscou para debater com o presidente Vladimir Putin. Em meio a uma tensão política entre os países Europeus, o chefe de estado brasileiro fez pronunciamentos que pode ampliar a inflação nacional. Entenda.

Tensões na Rússia: países europeus avaliam sanções; isto pode afetar o Brasil? (Imagem: FDR)
Tensões na Rússia: países europeus avaliam sanções; isto pode afetar o Brasil? (Imagem: FDR)

A última viagem internacional de Bolsonaro irá gerar um impacto direto no bolso do brasileiro. Após falar que era solidário à Rússia, o presidente ampliou sua impopularidade e recusa com os Estados Unidos, de modo que se distancie ainda mais das políticas fiscais elaboradas pelo país.

Bolsonaro dificulta relação com os Estados Unidos

Antes mesmo de viajar, Bolsonaro foi orientado por sua equipe para se manter pacífico entre o conflito do EUA com a Rússia. No entanto, como era de se esperar, o brasileiro fez o oposto, afirmando que o Brasil era solidário à Rússia, de modo que ampliasse a ira dos EUA.

É válido ressaltar que desde as eleições de Joe Biden, em derrota a Donald Trump, a aliança entre o Brasil e o EUA está abalada. Bolsonaro é claramente contra a gestão do atual líder americano, de modo que tenha sido o último chefe de estado do G20 a reconhecer sua vitória.

“Não (temo reação). O Brasil é um país soberano. Sim, tivemos informações de que alguns países não gostariam que o evento se realizasse, que o pior poderia acontecer com nossa presença aqui. Entendo a leitura do presidente Putin, que ele é uma pessoa que busca a paz. E qualquer conflito não interessa a ninguém no mundo“, afirmou Bolsonaro durante sua viagem.

Impactos na economia nacional

Diante dos pronunciamentos de Bolsonaro, é de se esperar que o valor do barril do petróleo supere os US$ 100, podendo chegar a US$ 120. Isso implica dizer que uma nova pressão inflacionária afetará toda a cadeia produtiva nacional, principalmente no que diz respeito ao preço dos combustíveis.

Além disso, a inflação deve se manter em alta, justo no momento em que estava começando a recuar. Inicialmente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tinha informado que o pico inflacionário seria em abril, porém agora ele deve se manter durante todo o primeiro semestre desse ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.