Bolsonaro na Rússia: pauta econômica foi conversada com Putin; confira detalhes

Governo brasileiro busca estreitar suas relações internacionais. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o chefe de estado da Rússia, Vladimir Putin, para debater sobre a economia e demais questões brasileiras. Em comunicado oficial, o político do PL informou que tem interesse no comércio de fertilizantes. Entenda.

Bolsonaro na Rússia: pauta econômica foi conversada com Putin; confira detalhes (Imagem: FDR)
Bolsonaro na Rússia: pauta econômica foi conversada com Putin; confira detalhes (Imagem: FDR)

Bolsonaro está na Rússia para cumprir demandas de sua agenda presidencial. O chefe de estado se encontrou com o líder do país, debatendo sobre a economia e possibilidades de parceria no comércio internacional. De acordo com ele, há a possibilidade de ampliar a importação de fertilizantes.

Atualmente a Rússia é responsável por mais de 60% da comercialização desses produtos. Bolsonaro, no entanto, demonstrou seu interesse em estreitar esses laços para garantir uma maior lucratividade para o Brasil.

Conversamos por quase duas horas, uma agenda bastante profícua e de amplo interesse para os nossos países. Compartilhamos valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família tradicional. Também somos solidários com quem quer se empenha pela paz“, disse Bolsonaro.

Demais pautas de Bolsonaro

Além de debater sobre a economia nacional, Bolsonaro se pronunciou também sobre alianças políticas que, em sua percepção, são necessárias para a expansão de capital.

Defendemos o multilateralismo e a mediação política dos conflitos. Também buscamos mais cooperação com o Brasil no âmbito do Brics, que desempenha um papel importante na economia”, acrescentou.

Ambos os gestores demonstraram certa solidariedade com a população de Petrópolis (RJ) que vem sendo afetada pelas fortes chuvas. Bolsonaro fez questão de ressaltar a “colaboração intensa nos principais foros internacionais”, locais “onde defendemos a soberania dos Estados, o respeito ao direito internacional e a carta da ONU”.

Bolsonaro agradeceu ao presidente da Rússia pela “à soberania nacional do Brasil” quando “alguns países quiseram transformar a Amazônia em patrimônio mundial da humanidade“. No quesito ambiente, ressaltou que por conta da grande área verde que existe nos dois países, “abrimos diálogo sobre sustentabilidade”.

“Compartilhamos de valores comuns, como crença em Deus e a defesa da família, também somos solidários a todos os países que querem e se empenham pela paz. Temos uma colaboração intensa nos principais fóruns internacionais, onde defendemos a soberania dos Estados”, disse Bolsonaro, após a reunião com Putin.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.