INSS: confira quem recebe aposentadoria, benefício ou pensão hoje (23)

O calendário de pagamento dos benefícios do INSS de fevereiro/março começou ontem (21) e vai até o dia 9 de março. Os pagamentos serão interrompidos durantes o feriado de Carnaval e retornarão apenas na quinta-feira (3).

Os benefícios de um salário mínimo (R$ 1.212) são depositados antes dos benefícios maiores, de até R$ 7.087, o teto do INSS. Os pagamentos são feitos de acordo com o penúltimo número do Número do Benefício (o último número antes do traço).

Nesta quarta-feira (23) será a vez dos benefícios com penúltimo número 3. Na segunda (21) foram pagos benefícios com penúltimo número 1 e ontem (22) os benefícios com penúltimo número 2. Essa ordem será seguida até sexta-feira (25), quando serão depositados os benefícios de número 5.

Os pagamentos retornarão na próxima quinta-feira (3), após o Carnaval, com benefícios de número 6, e terminarão em 9 de março, com benefícios de número 0.

Para benefícios maiores que um salário mínimo, a ordem de pagamentos é um pouco diferente. Começando a partir de 3 de março, após o Carnaval, são contemplados dois números diferentes a cada dia. Começando pelos benefícios com penúltimo número 1 e 2 e terminando com 9 e 0.

Calendário completo do INSS 2022

Como consultar dia de pagamento do INSS?

Como dissemos acima, os pagamentos são feitos de acordo com o penúltimo algarismo do Número do Benefício (NB).

Ou seja, o número que vem antes do traço e do dígito verificador. Você pode consultar seu NB de quatro formas diferentes:

  • Através do PIS/PASEP, já que o número do abono salarial normalmente é o mesmo usado para pagar benefícios do INSS
  • Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício
  • Entrando em contato pelo telefone 135 e informando o seu CPF
  • Acessando o Meu INSS, na versão site ou app. Por ele, também é possível consultar o calendário completo e o valor do benefício, além de vários outros serviços.

Valores a receber

O Banco Central relançou um site para consultar valores esquecidos no sistema financeiro.

Na segunda etapa, que começará em maio, aposentados e pensionistas do INSS poderão consultar se têm direito a devolução de cobranças indevidas em operações de crédito consignado.

Segundo o BC, a devolução valerá para “recursos descontados em folha dos clientes de operações de crédito consignado em uma determinada instituição, mesmo após a portabilidade do crédito para outra instituição”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.