Carnaval 2022: confira horários de funcionamento dos bancos e lotéricas

O carnaval 2022 está se aproximando e como neste ano não haverá festas em diversas partes doa país, a dúvida que fica é se a data é ou não feriado. O carnaval não é feriado, mas sim, um ponto facultativo e cabe aos empregadores decidirem se os funcionários terão ou não uma folga. Outra dúvida é como fica o funcionamento dos bancos e da bolsa de valores. 

Os bancos e a bolsa de valores não terão expediente nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, voltando a operar normalmente às 13h da quarta feira de cinzas, ou seja, dia 2 de março.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central decidiu manter o calendário de feriados bancários. Sendo assim, durante o carnaval, nos dias 28  de fevereiro e 1º de março, as instituições financeiras e agências não vão operar para atendimento ao público.

Sendo assim, codas as contas que possuem data de vencimento durante o carnaval, poderão ser pagas na quarta, 2, quando os bancos voltarem a funcionar, sem cobrança de multa. Isto é válido para as contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês. A maior parte das contas já ajusta a data de vencimento automaticamente quando o vencimento cai em algum feriado nacional, estadual ou municipal.

Caso os tributos não venham com as datas ajustadas, a Febraban orienta que o consumidor faça o pagamento antecipado ou agente pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Através do site Busca Banco é possível realizar uma pesquisa e encontrar as agências bancárias de todos os estados e municípios do país. Clique aqui para conferir.

B3

Na bolsa brasileira, B3, não haverá negociações nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. A pausa engloba os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados e de empréstimo de ativos.

Nestes dois dias, não terão registros de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos em Tesouro Direto. No caso da Câmara de Câmbio da B3, também não haverá qualquer tipo de contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação nestes dias.

A B3 volta a operar normalmente na Quarta-feira de Cinzas, que cai no dia 2 de março. Mas, o horário para negociação e registro será mais curto, iniciando às 13h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.