Dinheiro esquecido’: mais de 30 sites falsos foram criados em 48 horas; saiba se proteger

O Banco Central voltou a disponibilizar a função “Valores a Receber” do Registrato, no começo desta semana. Após o sistema ter ficado fora do ar por conta do alto tráfego. 

Assim, se os usuários estão querendo saber se tem dinheiro esquecido em contas no banco, já pode voltar a consultar, porém, precisa ficar atento aos golpes que estão sendo aplicados pela internet.

Essa nova ferramenta foi tão procurada que não demorou muito para que fosse alvo de golpes virtuais. A empresa de segurança Kaspersky revelou que em menos de 48 horas, já foram identificados quase 30 domínios falsos do Registrato.

Segundo Kaspersky, os golpes aplicados são para roubar informações das pessoas e também dados de contas bancárias. O maior risco é perder o saldo bancário, além das fraudes de identidade que podem ser usadas para enganar o novo sistema do Banco Central.

Em sua maioria, as tentativas de fraudes também solicitam chaves do Pix, com o argumento de que o saldo disponível para o resgate pode ser enviado através da plataforma. 

Quais os sites falsos?

Saiba quais foram os sites identificados pela Kaspersky sendo todos associados aos golpes:

  • registrato.online;
  • consulteregistrato.online;
  • registrato.consulta-publica.com;
  • registrato-banco-central.1gb.ua;
  • registrato.click;
  • pixautomaticos.online;
  • card-registrato.online;
  • dispositivo-registrato.com.

Como se proteger?

Os golpistas estão se aproveitando de elementos visuais do site oficial e também do seu endereço de domínio para criar sites falsos, uma modalidade de golpe conhecida como phishing. 

Além do potencial de infectar o computador ou celular da vítima com arquivos maliciosos, os criminosos podem captar os seus dados caso caiam nessa fraude dos golpistas.

Com isso, a primeira dica é que os usuários acessem apenas a página oficial de consulta do BC para verificar se possui algum valor a receber. O que pode ser feito única e exclusivamente em valoresareceber.bcb.gov.br.

Sempre desconfie de mensagens e links que prometem ganhos instantâneos e transferência de valores por Pix, o que também está sendo compartilhado em aplicativos de mensagens como o WhatsApp, ressalta o BC.

Vale lembrar que o Banco Central não envia links ou entra em contato com clientes para falar de valores ou confirmar qualquer dado pessoal. Caso receba alguma ligação desse tipo, não compartilhe seus dados com ninguém. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!