Por que Rondônia é o único estado que não possui vagas no SiSU?

Estado de Rondônia é o único a não oferecer vagas no SiSU 2022. Os estudantes rondonienses podem se inscrever para vagas em outros estados, desde que tenham feito o Enem 2021.

 Por que Rondônia é o único estado que não possui vagas no SiSU?

Por que Rondônia é o único estado que não possui vagas no SiSU? (Imagem: FDR)

Conhecido nacionalmente, o Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em instituições públicas, para isso é necessário que elas façam a adesão ao SiSU.

Esse é o motivo pelo qual a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e nem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) não ofertarem vagas nesse ano.

Rondônia sem vagas no SiSU 2022

A Unir informou que faz uso da nota do exame, mas de forma própria, ou seja, com uma seleção feita pela própria instituição.

A universidade decidiu adotar essa prática porque assim consegue:

“Observar e atender às condições de particularidades próprias da região em que atua”.

A Universidade Federal de Rondônia também selecionou estudantes através da média do ensino médio.

No caso do IFRO, a instituição até já adotou ao sistema em anos anteriores, mas optou por realizar suas próprias seleções para os cursos técnicos de nível médio quanto de nível superior.

Vale lembrar que nenhuma instituição é obrigada a aderir ao sistema e que os estudantes do estado podem se candidatar para vagas fora de Rondônia.

SiSU 2022

Os estudantes que desejarem participar da seleção devem se inscrever até as 23h59 de hoje, 18, quando as inscrições serão encerradas.

Após isso a seleção deve seguir as datas abaixo:

  • Resultado da chamada única: 22 de fevereiro.
  • Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março.
  • Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março.
  • Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março.

Para os estudantes rondonienses é importante escolher uma instituição em que seja possível comparecer na data de matrícula.

Isso porque algumas universidades já estão realizando o procedimento de forma presencial.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.