Nada feito: discussão sobre redução de preços dos combustíveis é adiada no Senado

Senado adia votação de projeto que objetiva baratear o valor da gasolina. Nessa semana, o relator da PL dos combustíveis, o senador Jean Paul Prates, informou que só pegará na pasta a partir da próxima semana. A reunião deveria acontecer nessa quarta-feira (16), mas foi remarcada sem muitas justificativas. Entenda.

Nada feito: discussão sobre redução de preços dos combustíveis é adiada no Senado (Imagem: FDR)
Nada feito: discussão sobre redução de preços dos combustíveis é adiada no Senado (Imagem: FDR)

O valor da gasolina não tem sido motivo de alegria para os brasileiros. De modo geral, todos os combustíveis estão em constante reajuste de tarifa. Para solucionar o problema, foi elaborado um projeto de lei complementar (PLP) que objetivada reduzir as cobranças, no entanto, sua votação está remarcada no senado.

Detalhes do projeto de redução no valor dos combustíveis

A medida trazia propostas que poderia baratear o valor da gasolina e demais combustíveis. Ela deverá ser analisada na próxima semana, permitindo que os parlamentares consigam aprofundar os debates sobre a possível tomada de decisão.

Já foram apresentados mais de um projeto com interferência no combustível, uns sugerem o fim da tributação federal e estadual, outros requerem a não dolarização do petróleo, mas até o momento não há um senso comum entre os gestores.

“Após reunião hoje pela manhã com os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, decidimos adiar para a próxima semana a apresentação ao Plenário do PL 1472/2021 e do PLP 11/2020, ambos projetos pensados como resposta à alta dos custos dos combustíveis”, disse em publicação no Twitter.

De acordo com o senador, os parlamentares ainda buscam “entendimento que permita tramitação veloz na Câmara dos Deputados do texto que for aprovado no Senado. Ao mesmo tempo, vamos ouvir mais pessoas, buscando a solução que priorize os mais pobres”.

Candidatos a presidência anunciam proposta de barateamento

Nos últimos dias, diversos candidatos a presidência da república passaram a anunciar possíveis medidas que irão reduzir o valor dos combustíveis.

O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, sugere o fim da dolarização, alegando que é preciso preservar a Petrobrás enquanto uma estatal nacional. Já Sérgio Moro e João Doria sugerem sua privatização, sob a justificativa de que trará maior retorno financeiro ao país.

Acredita-se que a pauta estará entre as prioridades dos candidatos, que deverão trabalhar durante o período eleitoral com foco nas temáticas econômicas e sociais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.