Do sonho à realidade: 70% dos brasileiros já conseguiram comprar a casa própria

O sonho da casa própria é comum para muitos brasileiros e para uma grande quantidade de pessoas este sonho se tornou realidade. De acordo com o Censo QuintoAndar de Moradia, feito em parceria com o Instituto Datafolha, sete em cada dez brasileiros já conseguiu comprar a casa própria. 

Segundo o levantamento, 62% das pessoas vivem em imóveis quitados, 8% em financiados, 27% pagam aluguel e 3% moram em imóveis cedidos ou emprestados.

A região Norte concentra o maior patamar de população com imóveis quitados no país com 76%. Na sequência, aparece o Nordeste (73%), Sul (72%), Sudeste (67%) e Centro-oeste (65%), sendo que 45% das propriedades têm mais de 20 anos de construção.

De acordo com o diretor de Comunicação do QuintoAndar, Bruno Rossini, os dados foram surpreendentes. “Eu tenho chamado essa pesquisa de ‘furador de bolhas’. Tem vários dados que são clichê, mas são verdade, como a de que o brasileiro quer casa própria, mas a gente achava que a maioria ainda estava procurando seu imóvel. E os dados trazem a informação de que, nacionalmente falando, a porcentagem de quem já tem esse imóvel é muito alta”, disse ele ao Valor Investe.

Ainda é informado pela pesquisa que 88% das pessoas residem em casas, sendo que deste total, 75% ficam localizadas em ruas abertas e 12% em vilas ou condomínios. Considerando todas as classes sociais, as casas também também predominam, sendo 81% nas classes A/B, 87% na C e 94% nas D/E.

Na visão do gerente de Comunicação de Dados do QuintoAndar, Thiago Reis, estes dados são impressionantes, em especial, porque “a nossa visão de mercado imobiliário, muitas vezes, fica concentrado em uma perspectiva de grande cidade, como São Paulo, com imóveis muito caros A gente esquece que, fora das capitais, existem vários ‘Brasis’ dentro do Brasil. Temos imóveis e terrenos muito pequenos no interior, o que justifica também o alto percentual de casas em comparação a apartamentos, mesmo quando avaliamos as regiões metropolitanas”, disse ela ao Valor Investe.

Para realizar o Censo QuintoAndar de Moradia, foram feitas 3.186 entrevistas em pontos de fluxo populacional, entre os dias 11 e 21 de outubro do ano passado, com pessoas a partir de 21 anos, em todas as regiões do Brasil. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.