Inscrições para o SiSU 2022 começam nesta terça-feira (15); saiba como funciona

Vestibulandos devem ficar atentos aos prazos do Sisu. Nessa terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) abrirá as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada de 2022. O programa funciona como a porta de entrada para as universidades públicas. Saiba os detalhes da candidatura no texto abaixo.

O Sisu é o meio pelo qual os vestibulandos pleiteiam uma vaga nas universidades públicas. Ele funciona como um sistema de seleção, onde o estudante precisa selecionar a instituição e curso que deseja se candidatar e aguardar a classificação em comparação com os demais candidatos.

Como me inscrever no Sisu?

A candidatura deve ser feita através da página oficial do programa. As inscrições serão abertas na terça-feira (15) e encerradas na sexta-feira (18). Após esse prazo, o MEC irá liberar a lista com a classificação e aprovação em cada curso e universidade específica.

“No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas dos cursos oferecidos pelas universidades como: ampla concorrência ou cotista. Em geral, essa divisão ocorre reservando 50% para ambas modalidades. Caso o aluno opte por se inscrever como cotista, existem três tipos: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda e ações afirmativas, que são estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas”, explica o gestor da área de ciências da natureza do Colégio Motivo, Antonio Lorena, em entrevista à Folha de Pernambuco.

“O aluno deve entrar todos os dias no sistema, verificar se de fato a opção de curso está selecionada corretamente e acompanhar a evolução das notas de corte no período de inscrição. Podemos perceber uma oscilação da nota de corte muito grande em alguns cursos. Estar atento a isso é de extrema importância, evitando assim futuras frustrações”, relata o professor.

Cronograma do Sisu

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
  • Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março

Quantitativo de vagas

De acordo com dados do Ministério da Educação, nessa seleção serão ofertadas 221.790 vagas em 125 instituições públicas (estaduais e federais). São 6.146 cursos de graduação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.