SiSU 2022: Inscrições, notas de corte, regras e mais detalhes sobre processo seletivo

Pontos-chave
  • SiSU é oportunidade de estudar em instituição pública.
  • Apenas uma edição do Enem será aceita nessa seleção.
  • Inscrições estão disponíveis na próxima semana.

Com o SiSU 2022 os estudantes poderão concorrer a vagas em cursos de graduação de instituições públicas de todo o país. As inscrições estarão disponíveis a partir da próxima semana.

SiSU 2022: Inscrições, notas de corte, regras e mais detalhes sobre processo seletivo (Imagem: FDR)
SiSU 2022: Inscrições, notas de corte, regras e mais detalhes sobre processo seletivo (Imagem: FDR)

O SiSU 2022 vai ser o primeiro programa a usar a nota do Enem 2021 como forma de seleção de estudantes para cursos de nível superior, o que é motivo de ansiedade para centenas de candidatos.

Nessa seleção o programa oferece ao todo 221.790 vagas em 125 instituições públicas (estaduais e federais).

São 6.146 cursos de graduação; as inscrições vão de terça a sexta-feira da próxima semana; veja as datas abaixo:

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse em participar.

Se você achou que tinha visto datas diferente, não se assuste, após a divulgação do cronograma da seleção o MEC retificou e estendeu o prazo para matrícula e a lista de espera, ficando agora como descrito acima.

Como funciona a nota de corte no SiSU 2022?

O sistema não adota nota mínima para a inscrição dos candidatos.

Mas, faz uso da nota de corte, que é aquela pontuação mínima para um determinado curso de uma instituição; ela é calculada de acordo com o número de estudantes inscritos e a quantidade de vagas disponíveis, por isso varia entre instituições.

Vale lembrar que existe a nota de corte parcial, aquela atualizada diariamente e que ajuda o estudante a decidir se troca a suas escolhas ou não; e também a nota de corte final, gerada após o encerramento das inscrições.

SiSU 2022: Inscrições, notas de corte, regras e mais detalhes sobre processo seletivo (Imagem: FDR)
SiSU 2022: Inscrições, notas de corte, regras e mais detalhes sobre processo seletivo (Imagem: FDR)

Por isso, o estudante precisa conferir o sistema todos os dias durante o período em que a inscrição estiver aberta.

Além disso, a nota de corte varia entre as seleções, mas são um bom parâmetro para você saber se o seu desempenho te garante a vaga ou não.

A consulta de vagas está disponível no site oficial do Sistema de Seleção Unificada.

Sugerimos que você acesse o portal e veja onde o curso que você deseja fazer está sendo ofertado e então faça uma busca pelas últimas notas de corte, isso te ajudará a decidir para qual instituição aplicar a nota do Enem 2021.

SiSU 2022

Apenas quem fez o Enem 2021, que teve o resultado divulgado na última quarta-feira, poderá participar dessa seleção.

A única restrição de participação é quanto aos candidatos treineiros, afinal, é necessário ter concluído o ensino médio para começar um curso de graduação. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação do Enem.

Alguns pontos que você precisa ficar atento sobre o SiSU 2022:

Mesmo sem ter uma pontuação mínima para a articulação, cada instituição pode estabelecer seus critérios, como os pesos de cada área do conhecimento para cada curso.

Cada candidato pode escolher dois cursos de graduação (1ª e 2ª opção), mas é importante lembrar que a sua segunda opção deve ser um curso que você faria se passasse, inclusive, muitos alunos escolhem a mesma graduação nas duas opções, mas em instituições diferentes.

Lembrando que o estudante só pode ser aprovado em uma das suas opções de curso.

No SiSU é possível concorrer as vagas destinadas a ampla concorrência ou ao sistema de reserva de vagas.

Durante o período de inscrições você pode realizar tocas, tanto de cursos, como pode inverter a ordem entre a primeira e segunda opção.

Na lista de espera só é possível concorrer em uma das suas opções de curso escolhidas antes, ou seja, não tem como você participar da lista de espera para uma nova formação.

Se inscreveu na lista de espera? Então, fique acompanhando as chamadas que a instituição fizer, pois, você pode ser selecionado mesmo após o início das aulas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.