SiSU 2022: vagas já podem ser consultadas; saiba como

As inscrições no SiSU 2022 começam no próximo dia 15 de fevereiro e vão até 18 do mesmo mês.  O período de inscrições só acontecerá nessa data por conta da divulgação do resultado Enem 2021.

SiSU 2022: vagas já podem ser consultadas; saiba como
SiSU 2022: vagas já podem ser consultadas; saiba como (Imagem: FDR)

Os preparativos para o Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre estão a todo o vapor.

E a consulta de vagas já está disponível no site oficial, ao todo os estantes concorrerão a 221.790 vagas em cursos de graduação.

SiSU 2022

Além da consulta de vagas, o Ministério da Educação, também já divulgou a número de vagas que essa edição do Sistema de Seleção Unificada tem disponíveis.

Serão 221.790 vagas em instituições públicas.

Os estudantes podem escolherão escolher entre 6.146 cursos de graduação de 125 instituições públicas de ensino superior.

Lembrando que o sistema permite que cada estudante escolha duas opções de curso.

O SiSU sempre fez uso da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, o Enem 2021; e para participar é necessário não tenham zerado a redação ou as provas.

Além disso, é importante observar se a instituição estabeleceu outros critérios como os pesos nas provas ou notas mínimas para cada curso.

Confira abaixo as datas do SiSU 2022.1:

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro.

O MEC divulgou ontem a ampliação do período de comprovação de matriculas que agora segue até 8 de março.

Como consultar as vagas do SiSU 2022?

Para consultar as vagas é necessário acessar a sessão de “vagas” disponível na parte superior do portal do Sistema de Seleção Unificada.

Com a nova página carregada você poderá escolher entre pesquisar pelo curso, pela instituição ou município em que se pretende estudar.

Ao clicar em um dessas opções uma caixa de diálogo deve ser aberta e você poderá escolher, por exemplo, o estado e depois o município em que pretende buscar a vaga.

Clicando no curso você terá o detalhamento da oferta, a quantidade de vagas, número destinado à reserva de vagas, entre outras informações.

Escolhendo a pesquisa por instituição você terá acesso a todos os cursos, de todos os campis, oferecidos por uma universidade ou instituto em especifico.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.