Licenciamento 2022: como descobrir se o novo documento já está disponível?

Todos os anos, os motoristas necessitam renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) para continuar a conduzir dentro da lei. Desde 2020, devido à pandemia, o documento é emitido eletronicamente e está disponível para ser usado através do app Carteira de Trânsito Digital.

Entretanto, muitos ainda têm dúvidas de como obter a versão digital do licenciamento ou estão enfrentando dificuldades para obtê-lo, mesmo depois de quitarem todos os impostos e débitos do veículo. É sobre isso que falaremos a seguir.

Como tirar o licenciamento do carro?

O CRLV é um documento necessário para conduzir o veículo pelas vias públicas. Quem for pego conduzindo sem esse documento perde sete pontos na carteira, tem o veículo apreendido e deve pagar multa de R$ 293,47.

Todos os anos ele precisa ser renovado, havendo um prazo para isso. O prazo varia conforme o número final da placa do veículo.

Para renovar o licenciamento, além de pagar a taxa de licenciamento, é necessário quitar todos os débitos relativos ao veículo, incluindo multas e IPVA.

Desde 2020, o CRLV não é mais enviado pelos Correios. Em vez disso, ele deve ser emitido eletronicamente. O proprietário poderá usar a versão eletrônica (com a mesma validade da impressa) através do app Carteira de Trânsito Digital, ou, se preferir, poderá “exportá-la” e imprimir.

Como consultar o CRLV Digital

O CRLV Digital está disponível através do aplicativo Carteira de Trânsito Digital, que pode ser baixado gratuitamente na loja de apps do seu celular (Google Play ou App Store). Para acessar o app, é preciso fazer login pelo gov.br.

Se você ainda não cadastrou um CRLV no app, deve seguir os seguintes passos:

  • Na página inicial, clique em “Veículos” e depois em “Toque para adicionar um CRLV”.
  • Em seguida, informe o Renavam e o código de segurança que está no CRV (documento emitido na aquisição do veículo)

Se já tem um CRLV cadastrado, basta clicar em “Veículos”, na página inicial, e, em seguida, no veículo desejado.

Paguei a taxa, mas o licenciamento não foi atualizado

Depois de pagar a taxa de licenciamento, o novo CRLV estará disponível no app em no máximo 3 dias úteis. Entretanto, algumas situações podem impedir que isso aconteça.

Uma delas é a existência de débitos do veículo, como IPVA e multas. Outra possibilidade é a ocorrência de algum erro no sistema, como o que tem ocorrido em alguns estados devido ao grande número de emissões do CRLV-e.

Caso o documento atualizado não esteja aparecendo no app, a primeira recomendação é sair e entrar de novo na aplicação. Caso o erro persista, tente entrar novamente algumas horas depois.

Você poderá, também, consultar se não há débitos em aberto do veículo. Isso pode ser feito nos bancos conveniados, no site do Detran ou no site da secretaria estadual de fazenda. Em São Paulo, por exemplo, a consulta é feita pelo SIVEI.

Por fim, recomenda-se ligar para o serviço de teleatendimento do Detran do seu estado para esclarecer dúvidas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.