INSS: Ministro apresentará proposta nesta semana para fim da greve dos peritos

Governo Federal renegocia greve com os peritos do INSS. Nos últimos meses, a população vem se queixando do atendimento médico fornecido pela previdência social. Os profissionais desse segmento, por sua vez, entraram de greve reivindicando o aumento salarial e melhores condições de trabalho. Abaixo, entenda a solução proposta pelo poder público.

INSS: Ministro apresentará proposta nesta semana para fim da greve dos peritos (Imagem: FDR)
INSS: Ministro apresentará proposta nesta semana para fim da greve dos peritos (Imagem: FDR)

Com a pandemia do novo coronavírus, as perícias médicas do INSS passaram a ficar ainda mais sobrecarregadas. Os peritos tiveram aumento na jornada de trabalho e passaram a solicitar reajustes salariais para o governo federal que até então vinha recusando a proposta. No entanto, após adesão a greve a situação vem sendo revista.

Peritos negociam greve no INSS

Na última quinta-feira (10), o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, se reuniu com as lideranças sindicais do INSS e com o presidente do órgão, José de Oliveira, para buscar alternativas que pudessem dar fim a greve dos peritos.

Os profissionais estão solicitando a recomposição salarial de 19,99%, relativa às perdas com a inflação de 2019 a 2022. Além disso, exigem também a fixação do número máximo de 12 atendimentos presenciais como meta diária para os médicos peritos e a realização imediata de concurso público para preenchimento de três mil vagas de médicos peritos.

Há muitos relatos de sobrecarga no atendimento, tendo em vista que o número de solicitação de abonos previdenciários por incapacidade cresceu consideravelmente na pandemia. Os peritos estão atuando sujeitos ao risco de infecção pelo novo coronavírus, de modo que exijam melhorias.

Ao todo, são cerca de 3.411 médicos peritos do INSS. Desse total, 2.853 estão em atendimento em todo o país. O número de servidores já chegou a cinco mil, de acordo com reportagens que relatam denúncias no atendimento do órgão.

Governo defende corte orçamentário

Ainda que haja uma mobilização nacional a favor dos peritos, o presidente Jair Bolsonaro vem vetando as propostas de aumentar o valor orçamentário destinado ao INSS. Atualmente, foi recusado o montante de R$ 1 bilhão que seria destinado para o gerenciamento do órgão.

Desse modo, o INSS vem funcionando com o valor total de R$ 2,035 bilhões. A quantia, por sua vez, é insuficiente para garantir um aumento salarial aos peritos. Até o momento o poder público não anunciou uma contraproposta para chegar ao concesso e dar fim à greve.

Deverão ser realizadas outras reuniões ao longo dos próximos dias para a decisão da medida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.