Venda da Oi pode pesar no bolso de clientes; entenda o motivo

Recentemente, a operadora Oi foi comprada pelas operadoras Claro, TIM e Telefônica, esta última proprietária da VIVO. Diante das novas circunstâncias, os clientes da operadora é que serão afetados.

Para equilibrar o cenário, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que o cliente da Oi que não tiver o interesse de permanecer junto à operadora de origem poderá migrar para qualquer outra que desejar sem arcar com nenhum custo.

Neste mesmo sentido, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) explicou que a migração deve ser automática e para um plano similar ao contratado na operadora anterior.

Por outro lado, não há nenhuma garantia de que os valores dos contratos entre a Oi e a operadora para qual o plano irá migrar mantenham os mesmos valores. Os clientes da Oi serão migrados para a TIM, Vivo ou Claro, com base na seguinte divisão interna:

Ressaltando que a migração entre operadoras deve acontecer com a garantia de direito à informação ao consumidor. É importante destacar que os clientes da Oi, tanto com planos de telefonia móvel quanto combos que contenham telefonia móvel deixarão de ter a fidelidade exigida nos contratos, mesmo que o prazo não tenha expirado.

Desta forma, o consumidor terá a oportunidade de fazer a portabilidade do número para a operadora desejada sem obter nenhum custo. Se a portabilidade não for feita, haverá uma migração automática para o plano mais semelhante ao do contrato atual em uma das operadoras compradoras da Oi. Veja a seguir quais são os direitos dos clientes:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
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