Enem: ferramenta calcula qual a nota necessária para vagas

Após a divulgação do resultado do Enem, estudantes começam a efetivamente planejar como usar a sua nota para conquistar uma vaga em cursos de graduação. Uma plataforma pode te ajudar a conhecer as notas de corte do SiSU e se programar.

Enem: ferramenta calcula qual a nota necessária para vagas
Enem: ferramenta calcula qual a nota necessária para vagas (Imagem: FDR)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 foi antecipado e divulgado ontem.

A nota serve para diversas seleções de cursos superiores, particulares ou públicos; a primeira seleção que vai usar o desempenho do exame é voltada justamente aos cursos gratuitos.

O Sistema de Seleção Unificada vai estar disponível para inscrições a partir do próximo dia 15 de fevereiro e será encerrado no dia 18 do mesmo mês e todo o processo é feito de forma virtual peço próprio Ministério da Educação (MEC).

 Notas de corte do SiSU

O Globo lançou uma plataforma que vai ajudar os estudantes a se programarem para aplicarem a nota do exame no SiSU na próxima semana, o acesso é feito através do seguinte Link; ela foi pensada para oferecer todas as notas de corte do ano de 2021 em um só lugar.

Ao acessar a página você terá que escolher o estado em que pretende estudar, depois o curso.

Além da modalidade, se ampla concorrência ou cotas (dentro do sistema de reserva de vagas você deve ainda selecionar em que tipo de cota você concorrerá).

Após selecionar tudo, o sistema deve te apresentar todas as notas de corte do ano anterior para aquele curso nas várias instituições do estado selecionado.

Os dados usados na plataforma foram consolidados pelo professor de matemática Frederico Torres, coordenador do Colégio Pódion e fundador do Mente Matemática, canal especializado no exame nacional.

A nota de corte varia de um ano para o outro, pois, considera o número de inscritos e de vagas disponíveis em determinada instituição.

Essa plataforma pode ajudar as centenas de estudantes que ainda estão em dúvidas sobre onde e candidato no SiSU 2022.1.

No entanto, é necessário ser assinante O Globo para ter acesso ao recurso.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.