SiSU 2022: Cronograma, regras para inscrições e número de vagas disponíveis

As inscrições no SiSU 2022 começam ainda nesse mês de fevereiro, após a divulgação do resultado do Enem 2021. Essa edição vai ter a maior oferta de vagas já feita no programa.

SiSU 2022: Cronograma, regras para inscrições e número de vagas disponíveis (Imagem: FDR)

A partir do próximo dia 15 de fevereiro os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre desse ano.

A seleção vai usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 que deve ter o resultado divulgado no próximo dia 11.

O MEC geralmente realiza duas seleções do SiSU ao ano e sempre oferece vagas em instituições públicas de ensino superior que fizerem a adesão ao sistema dentro do prazo estabelecido.

Informações sobre o SiSU 2022

Saiba tudo que o Ministério da Educação já divulgou sobre a seleção desse ano do programa.

Serão 221.790 vagas, e os estudantes poderão escolher entre 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior, estaduais e federais (incluindo os institutos).

Os estudantes poderão utilizar apenas a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, o Enem 2021.

Veja abaixo como ficou o calendário dessa seleção do primeiro semestre:

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse em participar.

É importante lembrar que o MEC estendeu o período de matricula dos aprovados na primeira chamada e para manifestar interesse em participar da lista de espera.

A inscrição é feita exclusivamente através do Site Oficial do Programa, mesmo portal em que já estão disponíveis as consultas de vagas.

Outro ponto importante que os estudantes devem ficar atentos é quanto a nota de corte, que continuará a ser adotada.

Fazendo a consulta de vagas você pode escolher a instituição que deseja aplicar a nota e consultar as notas anteriores.

Para isso você pode utilizar um doa seguintes simuladores: Me Salva! e do Stoodi.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.