Uber: modalidade de transporte mais barata é liberada para mais 38 cidades; conheça

Nesta segunda, 7, a Uber anunciou a expansão da cobertura do serviço Uber Moto para mais 38 municípios do país como Limeira e Piracicaba, em São Paulo; Búzios e Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Joinville, em Santa Catarina; e Juiz de Fora, em Minas Gerais. 

O serviço funciona na prática como um mototáxi. Os usuários do Uber podem escolher se desejam se deslocar de motocicleta por um preço mais em conta do que o cobrado pela modalidade UberX.

O serviço chegará, além das localidades citadas acima, no Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia, Maranhão e Bahia nesta sexta, 11.

O Uber Moto começou a operar no Brasil em novembro de 2020, em Aracaju e agora já está operando em mais 45 municípios do pais.

Ao anunciar o fim do Uber Eats, serviço de delivery de comida, a empresa já tinha dado indícios de expansão para o transporte de passageiros através de moto.

“As viagens de moto que são feitas pelo aplicativo da Uber têm tido como uso constante os deslocamentos de última milha, o chamado ‘last mile’, interligando os usuários da plataforma a modais de transporte, como as estações de ônibus, trens e metrô das cidades”, disse Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

Ela disse ainda que a Uber vem analisando que este trecho mais curto é um tipo de uso muito apropriado para as viagens de moto. “já que muitas vezes o trecho pode ser cansativo para ir a pé e curto para uma viagem de carro”.

Cadastro 

A empresa fez questão de destacar que todas os parceiros cadastrados para realizar viagens através do Uber, inclusive as da modalidade com moto, passam por uma checagem de antecedentes dos parceiros e os usuários podem compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, tudo em tempo real.

“Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro precisa ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Entregadores parceiros que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto”, disse a companhia.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.