Qual é o seu perfil financeiro? Faça o teste e saiba como caminhar rumo à prosperidade

De acordo com as experiências que vivenciamos com o dinheiro ao longo da nossa vida, vamos desenvolvendo um perfil de comportamento em relação às questões financeiras. Se você quer ter uma vida financeira mais saudável, reconhecer qual é o seu perfil financeiro pode te ajudar a corrigir sua rota para conseguir conquistar seus objetivos mais rápido e com mais tranquilidade.

Outra grande vantagem de conhecer todos os tipos de perfis financeiros é entender que cada pessoa vai se relacionar com o dinheiro de forma diferente e priorizar alvos distintos. O ser humano tem uma tendência de achar que a sua forma de pensar e se comportar é a única forma certa e isso pode acarretar conflitos nos relacionamentos, principalmente quando o assunto é dinheiro. 

Vamos ao teste! Você precisará de papel e caneta para anotar as suas respostas.

Regras:

  • Marque 0 se você não se identificar nada com as características citadas.
  • Marque 1 se você se identificar um pouco com as características citadas. 
  • Marque 2 se você se identificar totalmente com as características citadas.
Agora, some a pontuação de cada perfil e aquele que apresentar o maior somatório é o seu atual perfil financeiro

Agora responda às perguntas abaixo:

  • Quais são os hábitos e comportamentos que você acredita que precisa mudar?
  • Cite, pelo menos, 3 novos comportamentos que você pode começar a aplicar na sua vida financeira. 

É importante também salientar que você pode mudar o seu perfil financeiro conforme você vai se educando financeiramente e aumentando seu nível de consciência sobre a sua relação com o dinheiro e suas metas.

Onde você se encontra financeiramente hoje não determina onde você pode chegar, mas apenas indica o seu ponto de partida. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Karem Ochsendorf
Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, e graduanda em Filosofia. Atualmente, pesquisa e trabalha como Educadora Financeira com mais de 10 anos de experiência no mercado. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como lidar com as finanças de maneira positiva.