Quer viver uma vida financeira abundante? A doação é um dos grandes segredos!

Alcançar uma vida financeira abundante vai muito além de juntar dinheiro até ficar rico. A doação é um dos grandes segredos para quem quer mais do que apenas uma vida financeira saudável, mas sim, uma vida financeira que gera real impacto nesse mundo.

O ato de doar deve fazer parte da sua rotina, algo habitual, que flui naturalmente de você e não apenas uma vez por ano, ou em campanhas específicas de obras de caridade. Você precisa fluir.

Um rio que não continua fluindo ou fica impedido de gerar vida, como o Mar Morto, ou provoca estragos ao seu redor, como as águas de uma represa quando é rompida.

A sua motivação ao doar não deve ser buscar recompensas ou reconhecimento das pessoas, mas simplesmente romper com a tendência de viver uma vida autocentrada e egoísta.

Permita-se abençoar outras pessoas com os seus recursos e talentos, inclusive os financeiros, e você será muito mais bem-afortunado do que quem receber a sua doação.

Seja como uma hidrelétrica, cujas águas fluem com tanta força e intenção que um número incontável de vidas são beneficiadas por sua energia e sua recompensa será uma vida de abundância e prosperidade, cheia de alegria e sentimento de dever cumprido.

A doação financeira deve fazer parte do seu planejamento mensal, tal qual o pagamento das suas despesas fixas e seus gastos com lazer.

No sistema de organização financeira proposto por T. Harv Eker em seu livro Os Segredos da Mente Milionária, é sugerida a criação da Conta Doação, na qual seriam depositados 10% dos seus rendimentos mensais.

Esta é uma boa sugestão para começar a se organizar e a colocar o hábito da doação em prática, mas não precisa ser o seu limite. Minha sugestão é que você se desafie e estipule metas de ir aumentando este percentual ao longo do tempo.

É um ciclo: quanto mais você é abençoado, mais você abençoa; quanto mais você abençoa, mais você é abençoado.

Sugerimos também a criação da Conta da Abundância. A ideia é você determinar um valor extra, pode ser 1%, 2%, 5% ou mais, que você depositará mensalmente nesta conta para suprir uma necessidade extraordinária de alguém.

Você poderá decidir se irá doar ou emprestar este recurso. Mas o mais importante quando emprestamos dinheiro a alguém é guardarmos o nosso coração de sentimentos nocivos que podem surgir caso a pessoa não consiga nos pagar.

É impossível acessar a abundância quando se tem ressentimentos contra outros. A abundância é operada no ambiente de liberdade. Por este motivo que você precisa estar livre e preparado para emprestar sem receber de volta.

Se existir a menor possibilidade de precisar do dinheiro que estão lhe pedindo emprestado, você não poderá emprestar, por que a inadimplência pode acontecer e se você não conseguir lidar com o prejuízo, a amargura dominará o seu coração, bloqueando diversas outras áreas da sua vida.

A pessoa que toma emprestado não precisa saber que você está emprestando sem o compromisso de receber de volta. Mas a sua consciência precisa estar 100% liberada ao entregar o dinheiro.

Não é raro que pessoas desorganizadas financeiramente sejam inconsequentemente generosas. Como elas não têm consciência sobre as suas finanças, elas não conhecem seus limites, não tem metas claras de gasto nem de progresso financeiro.

Da mesma forma que elas gastam sem controle, elas também doam ou emprestam descontroladamente, o que as prejudica muito, acarretando pagamento de juros de cheque especial e cartão de crédito, endividamento ou estagnação.

Mas a falta de consciência também leva a um outro extremo, que é o da avareza. Como não conhecem suas informações financeiras nem a importância da doação, vivem presas em uma mentalidade de escassez, e, dominadas pelo medo, acreditam que se doarem alguma coisa, o dinheiro vai acabar.

Por isso, se suas finanças ainda estão desorganizadas, comece a organizá-las hoje mesmo, definindo um orçamento, limites para os gastos em cada categoria e não esquecendo de definir sua verba para as doações.

Continue lendo os artigos da minha coluna para aprender estratégias para melhorar sua vida financeira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!