Guia básico para começar um planejamento financeiro para 2022

A sensação de ser um mero pagador de boletos e não conseguir desfrutar a vida é muito ruim. Uma boa solução para manter suas contas em dia é o planejamento financeiro para 2022 de forma bem simples. 

Tem mês que sobra o dinheiro e você se sente rico, mas tem meses que o dinheiro acaba poucos dias depois de receber o salário e você não faz ideia por que isso acontece?.

O conceito de planejamento financeiro pode parecer algo muito rebuscado e pouco prático para muita gente. Mas a verdade é que o planejamento financeiro tem o poder de descomplicar a vida e prevenir de sustos e endividamentos desnecessários. 

Na prática, trata-se de um plano que funciona como uma espécie de mapa para que você tenha clareza sobre como você está usando o seu dinheiro, quais são os meses que você tem mais gastos variáveis e portanto, precisa economizar mais.

O primeiro passo é relacionar todos os eventos de cada mês que envolvem algum custo financeiro e que não estejam contemplados nos seus gastos fixos mensais. Por exemplo:

Depois que você relacionar todos esses eventos, você precisará começar a arbitrar valores para cada um dos eventos e então você começará a entender por que há meses que parece que o dinheiro sobra e outros meses que o dinheiro acaba antes.

Perceba que, apesar de cada mês ser diferente um do outro, o seu comportamento de gastos tem a tendência de se repetir a cada ano. 

Ao analisar o seu mapa, você conseguirá se organizar melhor, entendendo que mesmo que em abril, por exemplo, você não tenha nenhum gasto variável previsto e o seu dinheiro acabe sobrando, em maio você tem muitos eventos e se você não poupar, haverá falta.

Desta forma, você consegue ter mais consciência financeira, evitando gastos desnecessários e criando uma provisão para os meses com maior volume de despesas. 

Mãos à obra! Comece hoje mesmo a criar o seu mapa. Analise e compreenda como é o seu comportamento de gastos ao longo do ano. Fique atento para evitar gastos desnecessários nos meses de menor volume de gastos e comece a criar a sua provisão para evitar dívidas nos meses com mais gastos.