Quem deixou para pagar o IPVA 2022 em São Paulo a partir de fevereiro terá um desconto de 5% no valor total do imposto. Já quem pagou a cota única no mês passado conseguiu um desconto de 9%.
Neste mês, o vencimento da cota única e da primeira parcela, ambas com 5% de desconto, será no mesmo dia, variando conforme o número final da placa.
É possível parcelar o IPVA 2022 em até cinco vezes, com parcelas vencendo entre fevereiro e junho, para a maioria dos veículos, e entre março e setembro, para caminhões. Confira como ficou o calendário de pagamentos:
Existe ainda um terceiro desconto, de 3%, para quem comprar carros novos e pagar o valor integral do imposto até 5 dias depois da compra. Esse mesmo grupo, no entanto, não terá nenhum desconto caso opte pelo pagamento parcelado.
Como consultar e pagar o IPVA 2022?
Em São Paulo, os proprietários de veículos podem consultar o valor do IPVA através do app Poupatempo, pelo site da Secretaria da Fazenda e nos bancos conveniados. Em todos essas opções é preciso informar o Renavam do veículo.
O pagamento pode ser feito em casas lotéricas e nos bancos conveniados, em caixas eletrônicos, aplicativos e internet banking.
Qual o valor do IPVA 2022?
O valor do IPVA 2022 varia conforme a alíquota cobrada e o valor venal do carro, que segue a tabela FIPE. Neste ano, não houve reajuste das alíquotas, mas o contribuinte deve pagar um imposto maior do que no ano passado, devido à inflação do setor automobilístico.
Essas são as alíquotas de IPVA cobradas no estado:
- Carros de passeio: 4%
- Caminhões: 2%
- Veículos de locadoras: 1%
Licenciamento
A taxa de licenciamento para os proprietários de veículos de São Paulo será de R$ 144,86 em 2022. Ela deve ser paga entre julho e dezembro para a maioria dos veículos, de acordo com o número final da placa:
- Final 1 e 2: julho
- Final 3 e 4: agosto
- Final 5 e 6: setembro
- Final 7 e 8: outubro
- Final 9: novembro
- Final 0: dezembro
Para caminhões e caminhões-trator os prazos serão os seguintes:
- Final 1, 2, 3 e 4: outubro
- Final 5, 6 e 7: novembro
- Final 8, 9 e 0: dezembro
O motorista que não pagar a taxa fica impedido de tirar o licenciamento, documento necessário para dirigir com o veículo.