IPVA SP 2022: valor pode ser consultado pelo app do Poupatempo; saiba como

Os motoristas do estado de São Paulo terão um meio simplificado de consultar o valor do IPVA 2022. O aplicativo Poupatempo, que dá acesso a vários serviços do governo estadual através do celular, pode ser usado para consultar o valor do imposto. Veja como fazer isso abaixo.

Além disso, há a possibilidade de fazer o pagamento online também, por meio de internet bancking ou aplicativo dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander).

Como consultar IPVA 2022 pelo Poupatempo

Primeiro, o contribuinte deve fazer o download do aplicativo na loja de apps do seu smartphone. Ele está disponível tanto para Android, como para iOS.

Depois, é preciso escolher uma senha de acesso e alguns serviços que serão disponibilizados na página principal do app.

Acesse o Poupatempo e clique na opção “IPVA 2022 – Consulte os valores”. Na próxima página, será preciso clicar no botão de “+” e, em seguida, fornecer o número da placa e do Renavam do seu veículo. Depois disso, os valores referentes ao seu IPVA já estarão disponíveis.

Outra forma de consultar o imposto é clicando em “Serviços” na página principal, depois em “Veículos” e, por último, em “IPVA”.

Mudanças no IPVA 2022 em São Paulo

Neste ano, os proprietários de veículos automotores de São Paulo terão algumas novidades na hora de pagar o IPVA. A principal é a possibilidade de parcelar em até 5 vezes, sendo que antes só era possível parcelar em 3 vezes.

Para quem optar por pagar em cota única em janeiro, há um desconto de 9%. Quem pagar a cota única em fevereiro ou parcelar em 5 vezes, de fevereiro a junho, terá desconto de 5%.

Outra mudança do IPVA 2022 em São Paulo é o retorno da isenção para pessoas com deficiência (PCD), observando-se o limite de R$ 70 mil no valor do veículo.

Calendário IPVA 2022 São Paulo

O calendário do IPVA SP 2022 será diferente conforme o tipo de veículo. Confira:

App Poupatempo

O aplicativo Poupatempo é a versão digital do serviço ofertado pelo governo de São Paulo. Através dele, é possível agilizar uma série de solicitações e consultas, inclusive outras relacionadas ao seu veículo, como a emissão do boleto de pagamento do licenciamento 2022.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.